domingo, julho 11, 2021

O jeitinho brasileiro, cujas contas quem paga somos todos nós

A operação da polícia civil executada na semana passada mirando o desvio de energia elétrica, voltou a chamar a atenção para um problema que afeta todos consumidores de energia.

Embora muita gente não saiba que a energia desviada vai parar na fatura de quem paga corretamente o seu consumo, a região Oeste do Pará está entre as que tem o maior índice de desvio de energia no estado.

Aqui em Itaituba, as perdas atingem a expressiva marca de 40%. E o consumidor paraense que já tem uma das tarifas mais caras do Brasil, ainda arcar com mais esse custo.

O desvio de energia não ocorre somente nas ligações clandestinas, tem muita gente que frauda o medidor de energia para reduzir o seu consumo e é esse tipo de ação que a operadora tenta coibir com o auxilio da policia.

Quem frauda o medidor de energia comete o crime de furto, mas as pessoas que furtam energia não admitem ser desonestas, elas se consideram, no máximo espertas, por conseguir burlar o sistema de controle do consumo e pagar menos do que deveriam. 

É por isso que o Brasil está atolado nesse mar de corrupção, porque a desonestidade está na essência do brasileiro e se manifesta em menor ou maior proporção de acordo com a oportunidade. 

A corrupção está nas pequenas ações como furar a fila da vacina ou burlar a sinalização do trânsito, essas e outras atitudes, são desvios de comportamento qualificados como o jeitinho brasileiro que é a artimanha de querer se dar bem em tudo, mesmo às custas do prejuízo dos outros, como é o caso específico do furto de energia.     

Jornalista Weliton Lima
Comentário do Focalizando


Nenhum comentário:

Postar um comentário