terça-feira, julho 13, 2021

Mato Grosso do Sul alcança 70% da população parcial ou totalmente vacinada contra a Covid-19

O estado de Mato Grosso do Sul bateu ontem a marca de 70,4% da população acima de 18 anos total ou parcialmente vacinada. É, disparado, o estado que mais vacinou proporcionalmente sua população contra a Covid-19 até agora, segundo dados do consórcio de veículos de imprensa, graças a um conjunto de fatores que envolve parcerias, logística e até um estudo.

Já foram aplicadas mais de 2 milhões de doses no estado, e 36,89% da população está totalmente vacinada.

A logística na distribuição é o primeiro ponto de destaque na região com grande população rural e o Pantanal. Ainda assim, o imunizante chega aos municípios em até 12 horas e, geralmente, começa a ser aplicado no mesmo dia. Assim, é também o estado com mais alto percentual de doses aplicadas: 94% das recebidas.

Para estimular os municípios, há um incentivo financeiro. O estado repassa, para cada dose aplicada, R$ 2,10 para ajudar no pagamento dos plantões das equipes. Para receber 100% do pagamento, é preciso aplicar acima de 95% das doses recebidas.

Segundo o secretário de Saúde, Geraldo Resende, foi criada uma “competição” saudável. Dos 79 municípios do estado, 62 receberam neste mês 100% do incentivo criado em junho, num valor total de R$ 5,8 milhões a serem distribuídos até dezembro.

Outro ponto considerado fundamental é a “busca ativa”, fazer contato direto com quem ainda não foi vacinado. O estado, por exemplo, começou uma força-tarefa para vacinar 90% dos indígenas. Atualmente, 87% receberam a primeira dose.


Nenhum comentário:

Postar um comentário