quarta-feira, julho 07, 2021

IBGE: vendas crescem no Pará

Pará: vendas no varejo aumentam 1,1% em maio, segundo mês consecutivo de alta


As vendas no comércio varejista do Pará subiram 1,1% em maio, após crescimento de 7,1% em abril. Com isso, o resultado de maio é o segundo crescimento consecutivo do varejo, que cresceu em 26 das 27 unidades da federação.


No Pará, o setor acumula ganho de 19,9% no ano e de 18,4% nos últimos 12 meses. Nesses indicadores, a região Norte apresenta os melhores resultados, ficando o Pará entre os quatro estados que mais venderam no período de maio de 2020 até maio de 2021. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada hoje (7) pelo IBGE.


Na comparação com maio do ano anterior, o comércio varejista aumentou em 43,4% as suas vendas. Em relação a esse indicador, precisamos lembrar que a base de comparação era muito baixa. Era o recorde inferior da série histórica da pesquisa. Então podemos observar números bastante elevados, por causa da queda, especialmente, no período de março, abril e maio de 2020”, analisa o gerente da pesquisa, Cristiano Santos.


No comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças e material de construção, o resultado também foi positivo. Na passagem de abril para maio, o volume de vendas cresceu 3,1%, segunda alta consecutiva no indicador. Na comparação com igual mês do ano anterior, o crescimento foi de 57,5%, justificado pela base baixa de comparação.


A PMC


O objetivo da Pesquisa Mensal do Comércio é produzir indicadores que permitam acompanhar a evolução conjuntural do comércio varejista e do comércio varejista ampliado, divulgados na forma de série mensal de indicadores, em nível Brasil, por segmentos e por Unidade da Federação.


Bruna Maria Araujo Dos Santos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário