terça-feira, junho 22, 2021

Vereador Peninha diz que ponte é importante, mas, sem dinheiro, vai demorar para sair. Também, respondeu ao vereador Conrado

Na seção de hoje, da Câmara Municipal, apenas oito vereadores compareceram, dando quórum mínimo para a votação de algumas matérias. Somente os vereadores Delegado Conrado e Peninha se pronunciaram, e antes das dez da manhã os trabalhos já estavam sendo encerrados.

Conrado, que esteve semana atrasada em Brasília, voltou a participar das seções depois de duas semanas. Esteve na capital federal tentando algumas conquistas para o município. Ele disse na tribuna, que ouviu no Ministério dos Transportes, que a pasta não tem recursos para arcar com obra de tal envergadura no momento.

Logo após a seção, a reportagem do blog do Jota Parente e do Jornal do Comércio conversou com o vereador Peninha, que falou a respeito do mal estar que ainda perdura sobre a fala do vereador Delegado Conrado na manifestação a favor da ponte e sobre as perspectivas para a eleição do ano que vem, no que concerne aos candidatos a deputado estadual por Itaituba.

Vereador Peninha, o senhor disse por ocasião de todo aquele imbróglio da manifestação da ponte, em relação ao vídeo que o vereador Delegado Conrado divulgou, que quando ele voltasse de Brasília, falaria o que tinha que ser dito, com ele presente na seção. Nesta terça-feira (22/06) o senhor cumpriu a promessa...

Ver. Peninha - Eu gostaria de falar as coisas na frente dele; tinha falado naquele dia, mas, que iria fazer isso, e fiz. Eu lamentei profundamente a atitude do meu colega vereador de ter ofendido, não apenas os vereadores, como o legislativo de um modo geral.

O vereador Conrado fez um movimento pela ponte. A gente votou aqui, um projeto dele nesse sentido. A Câmara permitiu o deslocamento dele com diárias para Brasília, com tudo custeado pela Câmara Municipal, e é lamentável que quando ele fez o movimento, como não foram os vereadores lá participar ele tenha dito que era os vereadores tinham se vendido para balsa, e que eram contra a ponte, o que não é verdade.

Blog do JP – Esse é um sonho antigo, não é vereador?

Ver. Peninha - A luta pela construção da ponte vem de várias legislaturas e por diversos vereadores que usando seus mandatos tentaram a mesma coisa. Eu mesmo já estou aqui há vários mandatos dentro da Casa de Leis. Agora, isso não acontece do dia para noite. Essa bandeira que o vereador Conrado abraça agora é antiga.

Nós sabemos que a construção dessa ponte envolve milhões de reais. Para ser construída, precisa, como já foi dito repetido pelo governo federal, precisa de um estudo de viabilidade, e hoje o governo federal não tem não tem dinheiro nem para fazer o estudo viabilidade econômica, que quer dizer o seguinte: justifique aonde vai ser, se atravessará Itaituba para o lado daqui.

Tem que brigar pelo asfaltamento da Transamazônica, daqui para Jacareacanga, tem que lutar pela estrada daqui para Juruti, aí começa a viabilidade econômica de uma ponte dessa grandeza. Agora, eu não posso politicamente usar o poder legislativo para enganar a população, só porque eu quero construir a ponte, quando não tem condição nenhuma de construir num momento como esse.

Blog do JP – O vereador Conrado usou o seu horário na tribuna para se justificar. Não foi o bastante?

Ver. Peninha – Veja bem, os vereadores ficaram muito magoados e zangados, mesmo, e depois do que aconteceu, com o estrago feito, ele vem pedir desculpa, afirmando que não era essa sua intenção, mas já estava feito, então, nós lamentamos profundamente as acusações, porque os vereadores sempre foram favoráveis à construção da ponte sobre o Tapajós, seja onde for. Mas, nós temos que ter consciência da dificuldade.

O governo Federal está concentrado, hoje, na Santarém-Cuiabá, porque é o corredor de exportação de grãos, então a Santarém-Cuiabá vai ser privatizada, eles vão terceirizar a rodovia, vão duplicar, vão asfaltar os ramais que dão acesso aos portos, porque o interesse é o agronegócio, que é onde vai ser feito o grande investimento do governo Federal.

 Hoje, ela estaria R$ 5 bilhões, e o orçamento do Ministério da Infraestrutura para investimento é de apenas R$ 8 bilhões, isso para o Brasil inteiro. Eu não vou ficar iludindo nossa população de que tem que brigar pela construção da ponte. É óbvio que é o nosso sonho, como foi da energia elétrica, que nós conseguimos trazer. A verdade é que a ponte até hoje, porque tem que ter o estudo de viabilidade econômica. Só esse estudo dessa ponte custa dinheiro, e muito mais para construir.

 Essa briga era uma bandeira do ex-vereador Cebola, que em seus mandatos, que no passado fez consultas a Brasília, obtendo a mesma resposta que foi dada agora ao vereador Conrado. Foi dito ao Cebola, que não havia viabilidade econômica para a construção essa ponte. Nem o estudo técnico foi feito ainda para saber aonde na realidade ela vai atravessar. Existem apenas algumas indicações. Enfim, a ponte de Miritituba é um sonho de todos nós, porém, volto a dizer, toda política que se aproxima, sempre aparecem padrinhos do estado de Tapajós, dessa ponte, e outros.

Não podemos enganar nossa população. A ponte é uma necessidade? É, mas no momento o governo federal não a tem como prioridade para nossa região, a prioridade do governo Federal hoje é um negócio que é a duplicação, a privatização da Br-163, investindo no escoamento da produção de grãos do Centro-Oeste para os portos de Miritituba, esse objetivo. O resto é promessa, é mentira que não vai acontecer, infelizmente. Essa é a verdade.

Blog do JP - Vamos falar um pouquinho de política, vamos fazer um exercício de futurismo. Nós estamos a pouco mais de um ano da próxima eleição, que vai ter disputa para deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente da República. A movimentação de prováveis candidatos está muito fraca em Itaituba. A eleição passada teve diversos candidatos a deputado estadual. Será que dessa vez a lista vai ser bem mais enxuta?

Ver. Peninha - Veja bem, o momento político que nós estamos vivendo até agora é esse. Porém, esse panorama pode mudar, por isso, é melhor aguardar para ver como e que vai ficar. Aguarda-se uma definição da disputa nacional pela presidência do País. Lula pode ser candidato? Lula vai ser candidato? Quem serão os candidatos a presidente da República? A disputa será mesmo entre Bolsonaro e Lula?

Essa é a questão que ainda se aguarda. A nossa definição vai junto com tudo isso, mas, já temos algumas pessoas que estão trabalhando como prováveis candidatos, como é o caso do vereador Wescley Tomaz. O deputado estadual Hilton Aguiar tem falado muitas vezes, anunciando que vai ser candidato a deputado federal e sua esposa Sueli seria candidata a deputada estadual. O secretário Bruno Rolim também estaria disposto a encarar uma candidatura a deputado estadual.

 Eu acredito, que tudo isso só será definido a partir do segundo semestre deste ano, porque também vamos depender das candidaturas a governador. Estão cogitando a candidatura a governador de Simão Jatene. Então, se ele for candidato, ele vai formar um grupo, e nesse grupo deve ter alguns candidatos daqui da região para e apoiá-lo. Todo esse panorama político vai depender da questão estadual e federal. Enquanto não tivermos uma clareza de quais serão os candidatos a governador e a presidente da República, acho que vão ficar nesse chove não molha.  

Jota Parente

Nenhum comentário:

Postar um comentário