quarta-feira, junho 09, 2021

Hospital Regional do Tapajós: Vinda do Secretário de Estado Deve Melhorar a Relação com a Câmara

Essa lenga-lenga envolvendo os vereadores da Câmara Municipal de Itaituba e a direção do Hospital Regional do Tapajós já foi longe demais. É preciso botar um ponto final nisso.

Hoje, de novo, esse assunto dominou as discussões na seção, puxado inicialmente, pelo vereador professor Thiago, que relatou o caso de uma pessoa que estava com problema de obstrução intestinal, o qual precisava ser operado o mais rápido possível.

Thiago disse que muito difícil conseguir a realização da cirurgia no HRT.

Depois dessa fala, outros vereadores abordaram o caso, entre eles, o líder do governo, Peninha, que falou que deveria ser feito um convite para que alguém da 9ª Regional da Secretaria de Saúde do Estado, sediada em Santarém, para que reunisse com os edis para tentar acabar com essa dificuldade de comunicação.

Na hora certa, a vereador Antônia Borroló pediu aparte, ocasião em que sugeriu ao colega, que em vez de trazer alguem da SESPA, de Santarém, que fosse convidado o secretário de Estado de Saúde, Rômulo Rodovalho Gomes, que é quem tem poder para decidir tudo sobre o tema, pois é a ele que a OS Mais Saúde tem que se reportar sobre qualquer assunto.

É verdade, o certo é convidar o secretário de Estado, o que vai ser feito, pois Peninha teve requerimento aprovado nesse sentido.

Uma boa conversa vai esclarecer todas as dúvidas. Os vereadores serão informados de que forma funciona o HRT, porque tem gente que ainda não entendeu, como disse a vereadora Antônia Borroló, que o único setor que atua de portas abertas é a traumatologia. Para os demais setores tem que haver regulação. Ninguém pode chegar com um paciente que não seja caso de ortopedista, na porta do Hospital Regional, sem antes acionar a regulação.

Da mesma forma, não existe razão para que a Câmara Municipal não mereça da direção do HRT o devido respeito. O silêncio, nesse caso, fica parecendo como um desrespeito a um poder constituído. Por isso, é fundamental que o secretário de Estado venha. Depois disso, acredito que isso vai mudar para melhor.

Por outro lado, enquanto o secretário não vem, que os vereadores entendam que quem paga a Organização Social Mais Saúde, que administra o hospital é o governo do Estado. Então, até que essa reunião imortante aconteça, o melhor que os representantes do povo tem a fazer é não piorar essa complicada relação.

Jota Parente

Nenhum comentário:

Postar um comentário