domingo, junho 20, 2021

Enquanto Brasil conta meio milhão de mortos, China atinge um bilhão de doses

No Süddeutsche Zeitung, com Jair Bolsonaro
 rindo e tirando a máscara, 'Mais
de meio milhão de mortes
da pandemia no Brasil' - 
Reprodução
Na CNN americana, sobre os protestos, 'Bolsonaro é ameaça pior que o vírus, dizem brasileiros'; já o marco chinês é descrito pelo canal como 'assombroso'

Nas páginas iniciais do South China Morning Post ao alemão Süddeustche Zeitung, o marco de 500 mil mortos pelo coronavírus no Brasil se espalhou pelo noticiário internacional, misturado às manifestações de "dezenas de milhares" do sábado.

Na chamada do Times de Londres, "Protestos no Brasil no momento em que o número de mortos passa de meio milhão". No Guardian, "Novos protestos contra a condução de Bolsonaro para a pandemia". Frankfurter Allgemeine ZeitungLe Figaro e outros europeus foram pela mesma linha.

Nos EUA, o enunciado da CNN foi "Bolsonaro é ameaça pior que o coronavírus, dizem brasileiros no momento em que o país passa de 500 mil mortes". Na agência Associated Press, por Washington Post e outros, "Brasil ainda debate hidroxicloroquina em meio a 500 mil mortes".

Já o New York Times adiantou-se ao marco numérico na manhã de sábado, com a reportagem "Sitiado pela Covid, Brasil agora enfrenta forte seca". O Financial Times fez o mesmo.

No texto do NYT, "Conforme se aproxima de 500 mil mortes, seca põe em risco a capacidade do país de impulsionar sua economia sitiada e pode preparar o terreno para outra temporada de incêndios na Amazônia".

Por outro lado, a manchete do Guancha, de Xangai (acima), festejou o "rompimento" do limiar de um bilhão de inoculações no país. Nos jornais com versão em inglês, o Global Times, de Pequim, optou pelo enunciado "China ultrapassa marca de um bilhão; próxima etapa é garantir efeito ideal de imunidade".

No South China Morning Post, de Hong Kong, "Impulso de vacinação alcança um bilhão". Logo abaixo, "Marco vem após aumento significativo no número de doses nas últimas semanas, com o país respondendo por mais de um terço do total global".

Nos EUA, a CNN descreveu o resultado como "assombroso" (astonishing) e "impressionante" (staggering), que veio "à medida que o país lança uma campanha de vacinação incomparável" (unrivaled).

Já o NYT adiantou na home que o "Caminho da China para um bilhão de doses inclui ovos, garrafas d'água, caronas e nova preocupação" - com a variante Delta, identificada na Índia e que chegou a Guangzhou, mas "agora parece estar baixando", sem casos novos.

Fonte: Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário