quarta-feira, junho 16, 2021

Clima muito tenso em Jacareacanga; o comércio está todo fechado

Acabei de conversar com o repórter Anderson Tadeu Pantoja, que me informou que o clima na cidade de Jacareacanga está muito tenso neste momento.

Os indígenas munduruku, que são favoráveis à exploração de garimpo em terra indígena, estão reunidos na cidade para decidir quais serão os seus próximos passos.

Anderson informou ao blog do Jota Parente, que todas as lojas estão fechadas no comércio local ponto até postos de combustíveis não estão funcionando neste exato momento.

Segundo informou o Anderson Tadeu, tanto a Polícia Federal, quanto a Força Nacional, que hoje fizeram uma operação na cidade, já deixaram Jacareacanga.

Anderson informou também, que os índios ameaçaram tocar fogo em um carro da Força Nacional.

Ontem à noite circulou uma informação nas redes sociais, dando conta de que o presidente Jair Bolsonaro estaria em Itaituba no quartel do 53 Bis, e que hoje estaria em Jacareacanga. Todavia, a informação não era verídica.

Hoje, um grupo de índios mundurukus, contrários à prática de garimpagem em suas terras, está em Brasília para protestar e para reunir com autoridades do governo federal, expondo a posição deles contrária a atividade garimpeira.

A situação entre os dois lados está ficando cada vez mais difícil de encontrar uma conciliação, e se não for feito um esforço sério por parte das autoridades federais, essa situação poderá fugir ainda mais do controle, e na pior das hipóteses, que não deve ser descartada, pode acontecer um conflito sangrento entre irmãos da mesma etnia

Nenhum comentário:

Postar um comentário