sábado, junho 12, 2021

A corrida pela cadeira de Valmir já começou

As campanhas políticas em Itaituba sempre começaram muito cedo, mesmo que extraoficialmente. Com mais de um ano de antecedência já começam a ser costurados acordos em todas as eleições passadas, entretanto, nada comparado com o que está acontecendo no momento.

O prefeito Valmir Clímaco, mal começou o seu atual mandato para o qual foi reeleito, e já existe movimentação em busca da preferência dele para ser ungido como seu escolhido para a eleição de 2024.

Depois de ter sido um dos homens fortes da campanha do ano passado, o secretário de meio ambiente, o engenheiro Bruno Rolim era tido como um dos mais fortes nomes que contavam com a simpatia do prefeito. Todavia, algumas pedras surgiram no meio do caminho, e tudo indica que a vez de Bruno passou.

Nos bastidores da política tem sido falado que o secretário de Saúde Iamax Prado seria o nome mais forte da atualidade. Ele goza da inteira confiança de Valmir, e movimenta-se com bastante desenvoltura em sua pasta, sendo muito prestigiado pelo gestor.  É um nome forte, embora ainda em construção.

Na semana que está terminando hoje, a assessoria do vereador Dirceu Biolchi, com o aval do presidente da Câmara, mandou um recado claro aos pretendentes ao cargo de Valmir que fazem parte de sua base, assim como ao próprio prefeito, mandando informar que também deseja ocupar a cadeira de prefeito no Paço Municipal.

Dirceu também é amigo próximo de Valmir, e está respaldado pela votação obtida na eleição do ano passado, quando terminou como o vereador mais votado. Já teve alguns arranca-rabos com o prefeito, mas, já foi passada uma borracha e isso faz parte do passado.

O motivo dessa pressa é só um: marcar território para tentar a aprovação do político mais popular do Oeste do Pará e um dos mais reconhecidos do Estado, pelo dinamismo de sua gestão, que é o prefeito de Itaituba. Quem consseguir seu apoio, a continuar toda essa popularidade, sem dúvida largará na frente na corrida sucessória de 2024. Fora disso, ou seja, sem esse apadrinhamento reconhecidamente forte, a caminhada vai ser dura.

Com zero de oposição na Câmara Municipal, com apoio maciço da população, e se continuar trabalhando como tem feito sem parar, vai ser muito difícil alguém conseguir desgatar a imagem de Valmir, que é hoje um dos cabos eleitorais mais cobiçados no Estado do Pará pelos candidatos a deputado estadual, deputado federal e senador, porque quanto ao governo do Estado, ele está fechado desde sempre com Helder Barbalho.

Seja lá como for, parece que vai ser grande o número de postulantes ao cargo de prefeito de Itaituba na próxima eleição, sobretudo do lado de Valmir, pois os opositores são hoje, uma grande incógnita. Aliás, não é só na Câmara que Valmir não tem oposição. Alguém conhece algum opositor dele?

Jota Parente

Nenhum comentário:

Postar um comentário