sábado, abril 10, 2021

Mais de 4 mil mortes por dia, por covid, e ninguém é culpado

Terça-feira, dia 6 de Abril de 2021, no Brasil registrou  mortes por qual Cid 19. E por incrível que pareça, ninguém é culpado oficialmente por isso.

4.211 mortes por covid, foi mais do que o total de mortes em 133 países do mundo. O Brasil tem uma população de 212 milhões de habitantes. Esses 133 países juntos, representam uma população de um bilhão e 900 milhões de pessoas.

Terça-feira morreu mais gente no Brasil do que morreu somando-se todos os países da Europa, todos os países das três Américas, (Norte, Centro América e América do Sul) e mais uma parte da Ásia, incluindo a Índia e excluindo a China. Mas, ninguém é culpado.

De acordo com o médico Átila Iazino, doutor em microbiologia, todas as conquistas feitas até aqui no Brasil, a ferro e fogo, tanto no que diz respeito ao isolamento social, quanto a vacinação da população brasileira, poderão ser perdidas, se a vacinação dos brasileiros não for apressada.

Segundo o doutor Átila, o risco que se corre é que com o surgimento de novas cepas do vírus da coronavírus, uma hora dessas uma dessas variações pode não ser combatida por nenhuma das vacinas que estão sendo aplicadas. Aí seria o caos total.

As declarações do Dr Átila Iazino são todas de cunho profissional. Em nenhum momento ele cita nome de qualquer pessoa, seja política ou de qualquer outra área, entretanto, ele deixa bem claro nas suas colocações, que o problema é a maneira equivocada com a qual muitas autoridades tratam o problema do combate ao coronavírus no país.

Enquanto o governo do presidente Jair Bolsonaro continua com sua campanha negacionistas, o governo do presidente Joe Biden, dos Estados Unidos, passa por cima do Brasil, direto para a Argentina, para a qual já foram doados três hospitais de campanha, além da promessa de outros tipos de ajuda, por causa da política externa brasileira, que prefere bater de frente com os grandes parceiros comerciais brasileiros.

Com quase 350 mil mortos, cifra que será ultrapassada hoje, com certeza, o Brasil tropeça nos seus mortos por covid. Mas, ninguém é culpado. 

Somente a história fará o correto julgamento das pessoas que puderam, e ainda podem influenciar na melhora ou na piora da qualidade do combate a esse vírus mortal, mas aí já será tarde, por que milhares e milhares de pessoas que morreram de covid-19, que poderiam estar vivas, se houvesse um combate único, obedecendo as recomendações da Ciência, no Brasil, não voltarão nunca.

Todo mundo vai morrer um dia, mas, no caso da covid, muita gente tem morrido antes do dia. Todavia, isso não é problema para o presidente Jair Bolsonaro, que parece insensível a tudo e a todas as mortes. Sua grande preocupação, é com o seu projeto pessoal de reeleição. 

Jota Parente

Nenhum comentário:

Postar um comentário