sexta-feira, abril 02, 2021

Liberação de quase tudo, com números da covid ainda altos

Weliton Lima
   Com o registro de casos positivos do coronavírus em     alta   e pressionando o sistema público de saúde, muita   gente estava na expectativa por mais um final de semana   com o lockdonw parcial, mas a justiça não atendeu de   pleno a solicitação do Ministério Público e a vigência do   lockdown foi somente no final da semana passada. 

Diante disso, as medidas de enfrentamento ao coronavírus em âmbito municipal foram relaxadas, e agora passa a valer tão somente o decreto estadual que libera quase todas as atividades para o funcionamento normal. As exceções são apenas para os bares, casas de shows e eventos de qualquer natureza que provoquem aglomerações. 

Esse relaxamento não significa que a pandemia está arrefecendo, muito pelo contrário, o município já está se aproximando dos dez mil casos de covid-19 e dos duzentos e cinquenta óbitos em consequência desse vírus, e março foi o mês de maior evolução da doença. Foram 63 óbitos, média superior a duas mortes por dia, março também registrou mais de mil e cem pessoas infectadas pelo coronavírus. 

Em função desses números, é importante que as autoridades médicas continuem alertando a população sobre o risco que as pessoas correm de serem infectadas, se não seguirem as recomendações de distanciamento social, higienização das mãos e o uso da máscara em qualquer situação, principalmente em ambientes fechados. 

Só para alertar as pessoas mais desatentas ao risco da doença,  a taxa de ocupação dos leitos de UTI no Hospital Regional do Tapajós está em quase 70% e a UPA tem 75% de ocupação de pacientes de covid-19. Portanto a taxa de transmissão do vírus ainda é muito alta e com quase tudo liberado é preciso aumentar os cuidados contra essa doença.

Jornalista Weliton Lima - Comentário do Focalizando, 01.04.20

Nenhum comentário:

Postar um comentário