segunda-feira, março 15, 2021

Itaituba tem UPA e HRT lotados


Através de mais um áudio gravado e postado pelo prefeito Valmir Clímaco, endereçado para população de Itaituba, ele comunicou qual é a situação do momento do sistema de saúde em Itaituba.

Ele afirmou que a UPA do município está com 17 pessoas hospitalizada, o que representa 100% da capacidade dessa unidade, enquanto o hospital regional do Tapajós tem 46 pessoas internadas, sendo que 18 delas estão entubadas, pois também atingiu 100% da capacidade atingida.

Valmir disse que a prefeitura está providenciando mais 10 leitos para a UPA, que segundo sua expectativa, devem estar à disposição até no máximo esta quarta-feira.

O prefeito também informou que em função dessa falta de vagas nas unidades hospitalares que cuidam da covid em Itaituba, um paciente com covid já foi transportado pelo avião do Estado hoje para o hospital de campanha de Juruti, e que a partir de agora Itaituba que estava recebendo pacientes, se houver necessidade de alguém ser internado, terá que ir para outro município ou para outro estado, onde houver vagas.

Hoje na UPA foram atendidas mais de 150 pessoas que foram em busca de testes ou de medicamentos para combater a covid. 

A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou mais três médicos para atender na UPA hoje, para dar conta da grande demanda que houve por vausa dessa situação da covid em Itaituba.

A usina de oxigênio que abastece o município, está trabalhando na sua capacidade máxima para atender o município de Itaituba, que chegou a socorrer alguns municípios que precisaram de oxigênio para fins medicinais. Hoje não está em condições de ajudar mais, porque atingiu o seu limite de produção.

Mesmo diante de todo esse quadro de gravidade, tem gente que continua brincando com o caso sério. 

Do bairro Valmirlândia chega informação de que tem uma grande bebedeira, com um monte de gente bebendo cachaça, desafiando a pandemia do coronavírus e colocando a vida dos outros em risco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário