terça-feira, março 02, 2021

Hidroxicloroquina não deve ser usada como prevenção ou tratamento contra a Covid, indica OMS

A 'forte recomendação' dos especialistas é baseada em evidências de seis ensaios clínicos randomizados envolvendo mais de seis mil participantes

A hidroxicloroquina, defendida pelo presidente Jair Bolsonaro como eficaz no tratamento da Covid-19, não deve ser usada para prevenir a doença causada pelo coronavírus e não tem efeito significativo em pacientes já infectados, afirmou um painel de especialistas da Organização Mundial de Saúde (OMS) nesta terça-feira.

O medicamento, segundo eles, não deve ser usado na luta contra a pandemia, registrou o painel de especialistas do Grupo de Desenvolvimento de Diretrizes (GDG) da OMS no jornal médico britânico BMJ, e "não vale a pena" ser explorado em estudos adicionais como possível tratamentos.

Esta "forte recomendação", disseram os especialistas, é baseada em evidências de alta certeza de seis ensaios clínicos randomizados envolvendo mais de 6.000 participantes com e sem exposição conhecida à Covid-19.

O remédio também era defendido pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Ele disse em março que a hidroxicloroquina poderia ser uma virada de jogo na pandemia do coronavírus.

Trump também afirmou que estava tomando o medicamento, mesmo depois que o regulador de remédios dos EUA, a Food and Drug Administration (FDA), informar que sua eficácia e segurança não foram comprovadas.

Bolsonaro também declarou que tomou o medicamento quando foi infectado. Ele chegou a gravar vídeos com uma caixa do remédio.

“O painel considera que esta droga não é mais uma prioridade de pesquisa e que os recursos devem ser direcionados para avaliar outras drogas mais promissoras para prevenir Covid-19”, escreveram os especialistas da OMS.

Fonte: Agência Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário