quinta-feira, março 25, 2021

Espera-se que o lockdown parcial apresente os resultados desejados

O boletim epidemiológico divulgado diariamente pela secretaria de saúde, mostra que o número de mortes por covid-19 não pára de crescer e nesse ritmo, infelizmente, Itaituba deve fechar esse primeiro trimestre de 2021, com mais mortes do que em todo o ano passado. 

Outro dado preocupante é o número de novos casos positivos de coronavírus. Nesta quarta-feira mais sessenta e cinco pessoas testaram positivo e quanto mais gente é infectada, mais o sistema de saúde público de saúde fica pressionado. 

A expectativa é que as medidas de restrições adotadas pelo estado e pelo município e reforçadas agora pelo lockdown parcial decretado pela justiça, possam produzir os efeitos desejados que é diminuir a circulação do vírus e mesmo sem dados oficiais sobre o percentual de isolamento da população, o que estamos vendo é que as medidas estão sendo obedecidas, mas o resultado dessas medidas só serão percebidas daqui a duas semanas. 

Outro dado que estamos acompanhando com ansiedade é de pessoas vacinadas e, infelizmente, esse número se arrasta lentamente aqui no município e o Pará desde o início da imunização vergonhosamente, ocupa o último lugar no ranking nacional da vacinação. A secretaria de saúde do estado, não se manifesta sobre os motivos desse baixo desempenho do estado na imunização dos paraenses. 

E sobre a imunização contra o coronavírus, é importante alertar que, quem estiver com sintomas da covid-19, a recomendação médica é não se vacinar. A imunização só deve ser efetuada, trinta dias depois do desaparecimento dos sintomas. 

Enquanto a vacina não chega para todos os grupos prioritários, a recomendação básica é continuar com o uso da máscara, o distanciamento social e o hábito de higienização das mãos que todo mundo já está cansado de saber, mas por pura desobediência, nem todo mundo adere a essas orientações.

Jornalista Weliton Lima - Focalizando, 25.03.2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário