quinta-feira, março 18, 2021

A dramática situação da saúde em Itaituba, onde falta até remédio no HRT

O Hospital Regional do Tapajós está com a sua ocupação de leitos de UTI e de enfermaria no limite, e a UPA também está da mesma forma. Isso significa que quem precisar de um leito, infelizmente pode ser que não consiga.  

Diante desse cenário dramático que estamos vivenciando agora, conseguir um leito já não trás mais tanta tranquilidade, pois a escalada do numero de óbitos é assustadora. 

Itaituba já ultrapassou a marca das duzentas mortes e o índice de letalidade da covid-19 aqui em Itaituba, só é menor que a do estado Amazonas. Somente nesses dois meses e meio de 2021, já foram registradas mais de oitenta mortes em consequência do coronavírus. 

O que também não pára de aumentar, são críticas à  Mais Saúde,  a Organização Social que administra o HRT. 

As pessoas reclamam, principalmente, da falta de informação sobre o estado de saúde dos pacientes. Em alguns casos os boletins demoram mais de 48 horas para ser divulgados, e essa esperar é uma verdadeira tortura psicológica para os familiares dos pacientes.  

A Mais Saúde também está sendo questionada pelo pequeno efetivo de profissionais para atender a demanda crescente de pacientes e, o mais grave é a que faltam remédios para medicar os pacientes internados. 

Em alguns casos os familiares tem que comprar os medicamentos, e muitas pessoas estão recorrendo à UPA, porque não têm dinheiro para comprar os remédios, até alguns exames de pacientes do Regional estão sendo solicitados do hospital municipal. 

É nesse cenário crítico, com o registro de mais de duzentas mortes pela covid-19, que acompanhamos a indecisão das autoridades em adotar medidas mais rígidas para combater a pandemia. 

O município não tem, se quer, um comitê de crise, para emitir um parecer técnico sobre a situação, e na ausência deste, o Ministério Público deveria, pelo menos, visitar o Hospital Regional e a UPA para comprovar a situação dramática em que se encontram essas unidades de saúde.

Em momentos como esse, já está comprovado cientificamente, que somente a adoção de medidas restritivas mais severas é capaz de conter o avanço desse vírus.  

Jornalista Weliton Lima - Focalizando, 18.03.2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário