quarta-feira, fevereiro 03, 2021

Santarém: Cinco pacientes morrem na UPA em menos de 24 horas; três à espera de leitos de UTI em hospital regional

Em menos de 24 horas, cinco pacientes morreram na única Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) de Santarém, oeste do Pará. Três desses pacientes estavam intubados e testaram positivo para Covid-19 e aguardavam transferência para leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) em hospital de alta complexidade.

Três mortes, ocorreram na segunda-feira (1º), e outras duas já na madrugada desta terça-feira (2). Nos últimos 7 dias, Santarém registrou 15 óbitos em decorrência da Covid-19 conforme boletim divulgado pela prefeitura local. Nesse total, não estão incluídas as cinco mortes registradas na UPA 24H.

Entre os três pacientes da UPA 24H com diagnóstico positivo de Covid-19 que aguardavam transferência para UTI, um era o professor da rede municipal Anderson Lopes de Sousa, 43 anos. Por meio de nota, o Sindicato dos Profissionais de Educação de Santarém (Sinprosan) lamentou a morte do professor e se solidarizou com os familiares. Outra, era Joice Ferreira, 30 anos, graduada em publicidade e propaganda. Segundo familiares, Joice tinha lúpus e após apresentar sintomas da Covid-19, o quadro agravou rapidamente. Ambos morreram na segunda-feira.

Pacientes de Covid-19 em Santarém, com indicação de UTI podem ser encaminhados ao Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) que é o único com leitos de UTI na região. Na falta de leitos no HRBA, a regulação do estado pode encaminhar pacientes de Santarém e de outros municípios da região para o Hospital Regional do Tapajós, no município de Itaituba, sudoeste do Pará, e ainda, para hospital público em Belém.

A UPA 24H confirmou que o quadro clínico dos cinco pacientes era grave, que três já tinham diagnóstico de Covid-19 e dois ainda aguardavam resultado de exames. Veja nota ao final da reportagem

Sindicato relata lotação da UPA

A superlotação da UPA 24H e a fila de pacientes graves para leitos de UTI no Hospital Regional foram relatadas no domingo (31) pela médica sanitarista Nástia Irina, que representa o Sindicato dos Médicos do Pará no Conselho Municipal de Saúde (CMS).

Segundo Nástia, na sala de isolamento muitos pacientes têm entrado em condições críticas provocadas pela Covid-19, necessitando de máscaras de oxigênio. "Se eles agravam, entram no quadro de septicemia ou insuficiência renal, são levados à sala vermelha. Se isso acontece hoje, não tem como entrarem na sala vermelha, a não ser que seja feita uma transferência ao Regional, ou se o paciente morre", alertou a médica.

Na UPA 24h, os pacientes ficam divididos em dois tipos de salas, sendo uma vermelha, onde ficam pessoas intubadas que aguardam transferência para o Hospital Regional do Baixo Amazonas, unidade referência para tratamento de Covid-19 e que recebe pacientes de 20 municípios do oeste do Pará. Outras quatro salas são de isolamento. Juntas, a sala vermelha e as quatro de isolamento somam cerca de 50 vagas, atualmente ocupadas.

De acordo com boletim da Covid-19 divulgado na noite de segunda-feira pela prefeitura de Santarém, haviam 7 pacientes na fila de espera por leitos de UTI. Quanto aos leitos clínicos que estão divididos na UPA e HRBA, dos 114 existentes, 110 estavam ocupados, o que corresponde a 96,49%, sendo 42 pacientes que testaram positivo e 68 ainda em investigação.

Até a manhã desta terça-feira, o HRBA tinha 92% de a ocupação de Leitos de UTI e 80% dos leitos clínicos.

Bandeiramento preto

A ocupação de leitos do sistema público de saúde na região do Baixo Amazonas e a circulação da variante brasileira do novo coronavírus, chamada de P1, com dois casos confirmados no município de Santarém levaram o governo do estado a mudar o bandeiramento da região de vermelho para preto, que significa a adoção de medidas mais rígidas para reduzir a circulação de pessoas nas ruas, como o lockdown.

Santarém aderiu ao lockdown na segunda-feira. Um decreto que proíbe o funcionamento de atividades não essenciais no município foi assinado pelo prefeito Nélio Aguiar (DEM) no domingo (31). Desde as primeiras horas da manhã de segunda, órgãos de segurança e saúde estão realizando fiscalizações pela cidade para garantir o cumprimento dos decretos do estado e do município. Apenas atividades consideradas essenciais estão liberadas.

UPA confirma mortes

"A direção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas informa que, infelizmente, no dia 1° de janeiro houve três óbitos e no dia 2 houve mais dois. Os cinco pacientes estavam com quadro grave, três deles estavam intubados e aguardavam transferência para um hospital de alta complexidade. Desses, 3 estavam confirmados para Covid-19 e duas pessoas aguardavam o resultado do exame RT PCR, a tomografia mostrou sugestivo para o novo coronavírus.

Sobre a solicitação de Informação de quais eram o sexo e idade, informamos que foram três homens com as idades de 84, 64 e 43 anos. E duas mulheres com as idades de 37 e 30 anos.

A Unidade tem hoje, 60 pacientes internados e 4 em observação. Desses, cinco tem pedido de transferência e quatro já tem a liberação de leitos de alta complexidade, a transferência deverá ocorrer até o final da tarde. É importante ressaltamos que o processo de transporte só ocorre quando o paciente está com os sinais vitais estabilizados. A atualização desses dados é dinâmica e pode mudar a qualquer momento.

Nos colocamos à disposição para responder a qualquer dúvida que possa surgir. E aproveitamos para prestar condolências aos familiares dos cinco pacientes que morreram."

Fonte: G1 Santarém

Nenhum comentário:

Postar um comentário