sexta-feira, fevereiro 12, 2021

Pará é o estado que mais reduziu a criminalidade em todo o Brasil

De acordo com o levantamento nacional realizado pelo Monitor da Violência, do portal de notícias G1, o Pará foi o estado que mais reduziu as mortes violentas, que incluem homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte, ao comparar o período entre janeiro e dezembro dos anos 2019 e 2020. Esta não é a primeira vez que um organismo nacional, que afere a criminalidade no país, constata a diminuição da violência alcançada pela atual gestão. O estudo, que é realizado com base nos dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal, foi publicado nesta sexta-feira, 12.

De janeiro a dezembro de 2019, foram registradas 2.864 ocorrências de crimes letais. A redução foi de 19% ao comparar com o mesmo período de 2020, quando 2.312 crimes foram computados. Neste período, 543 vidas paraenses foram preservadas. O Pará foi o Estado responsável pela queda de crimes no Norte, a região que mais diminuiu o número de casos, totalizando uma redução de 11%. O Nordeste foi a principal responsável pela alta no país: 20% de aumento. No total, 14 estados apresentaram alta. O Monitor da Violência é uma parceria do portal de notícias G1 com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

O secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Pará, Ualame Machado, fez uma retrospectiva de como o Estado se encontrava quando assumiu o compromisso de trazer de volta a paz almejada pelos paraenses. "A gente recebeu a segurança pública sem aumento de efetivo necessário e ainda estamos com concursos em andamento, então nós tivemos que nos reinventar, fazer muito com o mesmo efetivo que havíamos recebido no final de 2018. Mesmo assim, em 2019, nós tivemos uma redução próxima a 30%, o que nos colocou entre os estados que mais reduziram a criminalidade. Em 2020, nós tivemos também um grande destaque por termos sido o primeiro estado em redução de criminalidade", pontuou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário