segunda-feira, fevereiro 15, 2021

Dorner, Taborelli e outros ex-PP são investigados por caixa 2 delatado por Riva

O prefeito de Sinop, Mato Grosso, Roberto Dorner,  o ex-deputado federal Pedro Henry, o ex-deputado estadual Pery Taborelli, o ex-vereador Deucimar Aparecido da Silva e o ex-suplente de vereador Gustavo Almeida são investigados por suposto recebimento de valores ilegais. Todos eles eram do Partido Progressista (PP), disputaram cargos na eleição de 2010 e, de acordo com a delação do ex-presidente da Assembleia José Riva, receberam valores desviados dos cofres públicos.

Riva afirma que ele e o ex-deputado federal Pedro Henry, líderes do PP à época, teriam solicitado ao ex-governador Silval Barbosa uma “ajuda” para as campanhas de todos os candidatos a deputados federais e estaduais da sigla. O Ministério Público Estadual (MPE) vem abrindo investigações sobre cada um dos citados nesse caso. Os novos inquéritos foram abertos pelo promotor de Justiça Célio Fúrio, em 7 de fevereiro.

O membro do MPE relata que recebeu documentos do Grupo de Atuação contra o Crime Organizado (Gaeco) com um pen drive, contendo gravações de declarações de Riva e ainda um anexo com depoimentos. Riva afirma que houve negociação envolvendo o ex-governador Silval Barbosa, também delator, “a título de contribuição para suporte político e auxílio à campanha eleitoral de 2010, com repasse de valores provenientes de recursos públicos, distribuídos entre os candidatos a deputados do Partido Progressista – PP”.

Segundo o MPE, os inquéritos são necessários para “complementação de informações visando colher elementos para identificação e melhor delimitação dos investigados, dos fatos e do objeto da apuração”.

Fúrio cita a necessidade de repressão a atos previstos na Lei de Improbidade Administrativa, o que indica possíveis ações civis públicas a serem propostas contra os beneficiados pelo suposto esquema.

Fonte: RDNewsP - Portalde Notícias de Mato Grosso


Nenhum comentário:

Postar um comentário