sexta-feira, fevereiro 12, 2021

A Câmara Municipal está cada vez pior

A Câmara de Vereadores renovou os seus integrantes, mas os episódios negativos continuam na ordem do dia. 

A Câmara anterior ficou estigmatizada por ter aprovado o famoso reajuste da tarifa de iluminação pública, decisão que até agora ainda recebe críticas da população. 

Agora, quando a Câmara está começando uma nova legislatura, os vereadores criaram mais um fato que compromete ainda mais, a já desgastada imagem do poder legislativo municipal diante da opinião pública. 

Em plena pandemia a mesa diretora da Casa tentou passar por cima de uma lei federal que proíbe o aumento de salário de agentes públicos, em todas as esfera de governo até o dia 31 de dezembro deste ano. 

Ao tomar essa decisão, a mesa diretora da Câmara pensou tão somente em manter uma regra que se tornou praxe, que é ao final de cada mandato a Câmara fazer o reajuste da remuneração dos seus novos membros. E ao legislar em causa própria, os vereadores  esquecem que com exceção dos trabalhadores da educação, as demais categorias de servidores do município também estão há mais de quatro anos sem receber um real de aumento em seus salários, 

Outra questão que também precisava ser considerada, é que nesse  momento em que muita gente está desempregada e passando necessidades, ver os vereadores, prefeito, vice e os secretários receberem esse aumento salário, passa a impressão de que o poder que representa a sociedade está completamente desconectado da realidade atual.

Ainda bem que o Tribunal de Contas dos Municípios alertou o presidente da Câmara que o reajuste neste momento seria ilegal.  Só que o assunto continuou repercutindo nos bastidores da casa, após o documento da resolução propondo o aumento ser  vazado para as redes sociais e esse vazamento foi o estopim para um acalorado bate boca em plenário e em meio às acusações, veio tona a denúncia de uma funcionária fantasma no gabinete exatamente do vereador que se elegeu com o discurso de moralização e combate à corrupção. 

É lamentável que em meio a tantas demandas de interesse da população, a Câmara inicie as suas atividades protagonizando cenas que só comprometem a imagem do Legislativo Municipal. 

Como dizem as pessoas que acompanham as sessões da Câmara, mudam os vereadores, mas o nível do debate continua o mesmo.

Jornalista Weliton Lima, comentário do Focalizando, 11/02/2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário