sexta-feira, janeiro 15, 2021

Manaus é Vítima de uma Tragédia Anunciada e Itaituba Precisa Agir

Infelizmente, a cidade de Manaus está pagando um preço muito alto pelos desatinos de muita gente que vive lá, a ponto de o sistema de saúde da capital ter entrado em colapso. Isso inclui governo, lideranças políticas em geral, lideranças comerciais, população e até gente da mídia que colaborou para chegar a esse ponto. A situação do momento é desesperadora. Faltam insumos básicos, como oxigênio.

O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, declarou na manhã de hoje, que não havia como prever o caos que se abateu sobre a capital do amazonas.

General, o senhor está equivocado. Qualquer pessoa que tenha tido conhecimento do que aconteceu antes da situação atual, poderia prever isso. É uma tragédia anunciada previamente.

Quando o governador Wilson Lima baixou um decreto impondo restrições ao funcionamento das atividades comerciais e industriais, assim como sobre a circulação da população, o apresentador de televisão Sikera Jr. liderou uma rebelião a partir do seu programa, que sensibilizou a população, comerciantes e deputados estaduais, que partiram pra cima do governador, que recuou, deixando como estava, porque ele não teve forças para manter sua posição.

E agora, seu Sikera, o senhor, que quase morreu de Covid-19, e nem assim aprendeu, o que é que o senhor vai dizer para os que o assistem na TV, que são muitos milhares de brasileiros? Sua irresponsabilidade passou dos limites.

A pior consequência do caos que se abateu sobre Manaus por causa do Covid-19 são as vidas perdidas, mas, quantas pessoas vão ficar com sequelas do vírus? Qual será o tamanho do prejuízo para a economia, porque deixaram de seguir recomendações básicas?

Aqui em Itaituba está na hora de serem tomadas medidas mais drásticas pelo governo municipal. Só os vídeos do prefeito Valmir Clímaco chamando atenção e pedindo que as pessoas sejam mais responsáveis, usando máscaras, não estão fazendo efeito. É preciso apertar o cerco, proibindo festas dançantes e outros tipos de aglomerações. É hora de agir com pulso firme.

Pelas informações que o blog apurou, não há disposição do governo municipal para fechar nada. Cada um que cuide de se defender e fazer a sua parte.

Sem leitos disponíveis no Hospital Regional do Tapajós e com a capacidade da UPA quase esgotada, tendo chegado a 99% de ocupação, a situação é preocupante, pois, mesmo que os dez leitos a mais que o governo do Estado mandou abrir imediatamente no HRT estejam logo disponíveis, se os casos continuarem aumentando, logo, logo estarão todos ocupados.

Resta torcer para que a população compreenda a gravidade do momento e colabore para que a Coivid-19 não continue crescendo do modo que está.

É cada um por si, e todos por todos.

Jota Parente

Um comentário:

  1. Como se vcs negam a ciência?????? Estou em Belém e sei q há pacientes de MT e AM no cti do regional? Como não sabes disso? Ou é conveniente não saber?

    ResponderExcluir