quarta-feira, janeiro 06, 2021

CARAJÁS E BAIXO AMAZONAS ATINGEM 100% DE OCUPAÇÃO NOS LEITOS CLÍNICOS PARA COVID-19, AFIRMA SESPA

Dados o Governo do Pará revelam que a taxa de ocupação dos leitos de UTI está em 93% nessas localidades. Situação também é grave na região do Rio Caetés. Lá todos os 11 leitos de UTI estão ocupados.

Duas regiões do Pará estão com 100% dos leitos clínicos exclusivos para pacientes com Covid-19 ocupados nesta terça-feira (5). De acordo com a da Secretaria de Saúde do Pará (Sespa), todos os oito leitos de enfermaria das regiões de Carajás e Baixo Amazonas estão lotados. Dados da plataforma de monitoramento da Sespa também revelam que a taxa de ocupação dos leitos de UTI está em 93% nessas localidades.

De acordo com a Governo do Pará, existem quatro leitos clínicos na região do Baixo Amazonas e outros quatro na região de Carajás. Todos estão ocupados por pacientes com Covid-19. Já em relação aos leitos de UTI, 19 dos 20 existentes na região de Carajás estão ocupados. No Baixo Amazonas, 9 dos 10 leitos estão lotados.

Apenas dois hospitais públicos estaduais atendem essas regiões. Em Carajás, os pacientes com o novo coronavírus são atendidos pelo Hospital Regional Doutor Geraldo Veloso, em Marabá. Já no Baixo Amazonas, os pacientes com Covid-19 são atendidos no Hospital Regional do Baixo Amazonas, em Santarém.

A situação também é grave na região do Rio Caetés. Lá todos os 11 leitos de UTI estão ocupados. A taxa de ocupação de leitos clínicos é mais confortável, com 36.36%. Quatro hospitais da região possuem leitos para Covid-19, mas apenas um, o Hospital Santo Antônio Maria Zaccaria, possui leitos de UTI.

Segundo a Sespa, juntas, as três regiões (Baixo Amazonas, Carajás e Rio Caetés), possuem 46 municípios. Isso corresponde a 31% de todas as cidades do Pará.

Na média geral do estado - somando todas as regiões do Pará -, a porcentagem de ocupação dos leitos de UTI exclusivos para Covid-19 é de 68.72%. Já os de enfermaria estão 39.09% ocupados.

Fonte: G1 Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário