segunda-feira, dezembro 07, 2020

Vereador Manoel Dentista: "Não sou vereador de oposição"

Logo depois das eleições de 2020, a reportagem do Jornal do Comércio procurou o vereador Manoel Dentista, atual presidente da Câmara, um dos seis reeleitos entre os quinze que compõem a atual Câmara Municipal de Itaituba. Mais uma vez ele mostrou que é mesmo bom de voto. Ele disse, dentre outras coisas na entrevista, que não é vereador de oposição. Na hora certa vai conversar com o prefeito Valmir Clímaco.

Ver. Manoel Dentista - Eu estou muito agradecido a Deus e a população de Itaituba que me concedeu 1.144 votos, o que foi uma votação boa, tendo ficado na classificação geral em 11º lugar, e assim, mais uma vez renovei o mandato.

JC – Somente seis vereadores renovaram seus mandatos para os próximos quatro anos. É um vestibular difícil, presidente...

Ver. Manoel Dentista - Com certeza, de 15 vereadores, apenas seis se reelegeram. É sempre difícil para quem já é vereador, porque a maioria dos novatos trabalha pedindo para que não reeleja vereadores. E é uma equipe grande, pois tem muito mais candidato novo do que vereador com mandato. Muitas vezes, a população não conhece o trabalho do vereador. É sempre é difícil, ainda mais quando se tenta a reeleição.

JC - A Câmara vem muito renovada para a próxima legislatura, bem diferente do grupo que está aqui atualmente. Diante desse quadro, o senhor pensa em tentar se reeleger presidente?

Ver. Manoel Dentista – Olha, eu ainda não estou correndo atrás disso. Na realidade, eu disputei a eleição por outro grupo político no qual me elegi. O outro lado elegeu a maioria absoluta. Fica muito difícil para qualquer vereador, sozinho, conseguir os votos para ser presidente. Então, no momento eu estou só observando a corrida dos outros. Por enquanto não estou pensando em ser candidato à presidência.

JC - O atual prefeito saiu muito fortalecido da eleição, ele já era forte, e ficou ainda mais forte. O Executivo costuma trabalhar nos bastidores, nas eleições de presidente. Isso é um elemento complicador para qualquer candidato que tentar meter a cara...

Ver. Manoel Dentista – Sim, e na verdade, o prefeito, na condição em que ele se encontra, o tempo que ele quiser, ele elegerá o novo presidente da Câmara. Tenho certeza que não é o meu nome que ele está pensando. Então, por isso eu vou estar observando de longe para ver quem merece o meu voto para presidente.

JC – Vai sair com a consciência do dever cumprido?

Ver. Manoel Dentista - Jota Parente, eu peguei essa Câmara muito endividada. Muito sem crédito. E estamos pagando dívidas ainda hoje. A gente paga contas que foram negociadas e, graças a Deus, o trabalho que eu fiz vai permitir que o próximo presidente que pegava que virá pegue uma Câmara enxuta, uma Câmara limpa de débito. E as contas chegaram a R$ 800.000,00, que nesse mandato de dois anos estou pagando.

Não foi uma data que deu para fazer o que queria, como dar uma modificada aqui, fazer mais gabinetes. Infelizmente não deu certo, mas, a gente está deixando a câmara enxuta para o próximo presidente.

JC - Numa conversa, algumas semanas antes da eleição, o prefeito disse a este jornalista, que não tem tido maiores problemas com o senhor, pois, como presidente da Câmara, tem honrado os compromissos...

Ver. Manoel Dentista - Eu agradeço, até porque na minha vida, nas coisas que eu cuido, nunca deixei contas para trás, sempre honrei com meus compromissos. Inclusive, até minhas promessas de campanha, eu tenho cumprido. Tenho cuidado para não prometer o que não posso cumprir. Partindo um elogio desse do prefeito, eu fico muito.

JC – Fora do páreo pela disputa da presidência, então, vai fazer oposição à gestão do prefeito Valmir Clímaco no próximo mandato?

Ver. Manoel Dentista - Tenho que conversar ainda. Não é porque eu me elegi pelo PL, com o qual tinha compromisso que cumpri integralmente na campanha, que vou ser contra o prefeito. Vou continuar defendendo a bandeira do partido. Eu não sou vereador de oposição. No momento oportuno vou conversar com o prefeito. Depois, vou sentar com ele para uma conversa sobre a legislatura que vem. 

Jota Parente

Matéria publicada na edição digital 09 do Jornal do Comércio

Nenhum comentário:

Postar um comentário