segunda-feira, novembro 02, 2020

Comentários do Papa sobre união civil gay ‘foram tirados do contexto’

Frase em que Francisco dizia ‘é uma incongruência falar de casamento homossexual’ foi cortada

O Vaticano diz que os comentários do papa Francisco sobre as leis da união civil em um documentário, revelados no mês passado, foram tirados do contexto e não sinalizaram uma mudança na doutrina da Igreja sobre os homossexuais ou o apoio ao casamento entre pessoas do mesmo sexo.

O documentário "Francisco", que estreou no festival de cinema de Roma em 21 de outubro, ganhou as manchetes por um comentário no qual o papa afirma que os homossexuais têm o direito de pertencer a uma família e que as leis da união civil que abrangem os homossexuais são necessárias.

Os comentários do papa geraram elogios dos liberais e pedidos de esclarecimento urgente dos conservadores. Mas o Vaticano afirma que ele se referia à união civil, não ao casamento ou constituição de família.

Na semana passada, a Secretaria de Estado do Vaticano, discretamente, enviou uma "nota explicativa" aos seus embaixadores, que a enviaram aos bispos.

O Vaticano diz que duas citações separadas em resposta a perguntas distintas foram unidas para aparecer como uma, excluindo o contexto intermediário entre as perguntas.

O diretor do documentário, o russo Evgeny Afineevsky, cidadão americano, disse a repórteres que entrevistou o papa, mas os jornalistas mais tarde encontraram a filmagem relativas a uma entrevista de 2019 à mexicana Televisa.

Após a estreia do documentário, Afineevsky recusou-se a discutir o processo de edição. Não foi possível contatá-lo imediatamente para comentar a nota do Vaticano.

União civil

A nota dizia que na primeira citação, o papa se referia ao direito dos homossexuais de serem aceitos por suas próprias famílias como filhos e irmãos. Alguns viram os comentários como homossexuais tendo o direito de formar famílias.

A nota afirma que o documentário corta falas em que o papa expressa oposição ao casamento homossexual e deixa claro que está se referindo às leis da união civil, que alguns países promulgaram para regulamentar benefícios como saúde.

Uma frase em que Francisco dizia “é uma incongruência falar de casamento homossexual” foi cortada.

“É claro que o Papa Francisco estava se referindo a certas disposições do Estado e certamente não à doutrina da Igreja, que ele reafirmou inúmeras vezes ao longo dos anos”, disse a nota.

O Papa apareceu disse no filme que “as pessoas homossexuais têm o direito de ter uma família. Eles são filhos de Deus. Ninguém deve ser expulso por isso”.

“O que precisamos é uma lei da união civil; dessa forma, eles estão legalmente cobertos”, disse o papa.

Fonte: Daily Mail

Nenhum comentário:

Postar um comentário