terça-feira, novembro 24, 2020

A Denúncia do Vereador Diego, Que vai Ser Lembrada Por Muito tempo

 Está dando muito que falar a entrevista do vereador Diego Mota, concedida ao blog do Jota Parente, na qual ele afirmou que a compra de votos na eleição do dia 15 passado correu solta. Inclusive, disse que tem dezenas de gravações nas quais eleitores oferecem descaradamente o voto em troca de dinheiro.

          Na Câmara, hoje, antes e depois da sessão, nas rodinhas entre vereadores e o pessoal da imprensa, o assunto foi muito comentado, uns, achando que ele não deveria ter feito tal afirmação, outros, dizendo Diego deveria ter denunciado o fato para a Justiça Eleitoral, mas, alguns acham que ele está certo.

          A entrevista que Diego concedeu, aconteceu depois de três dias que a eleição aconteceu. Ele falou sobre isso, ontem, ao responder algumas críticas feitas assim que a entrevista foi publicada. Ainda estava sob o impacto do resultado negativo nas urnas. Talvez, hoje não fizesse a mesma afirmação com a mesma contundência.

          Não foi apenas o vereador Diego Mota quem falou isso. De forma um pouco mais comedida, Júnior Pires também tratou da compra de votos, o que Peninha também criticou com veemência na Tribuna da Câmara, terça-feira da semana passada, 17/11, quando disse que a compra de votos nunca foi tão escancarada.

          Tive conhecimento de um caso em que uma pessoa estava abordando os transeuntes. Sem nenhuma cerimônia, com dinheiro na mão para todo mundo ver, oferecia recompensa para votar no seu candidato.

          O vereador Davi Salomão também abordou essa questão na entrevista ao blog. Disse que tomou conhecimento do fato, mas, que não tinha provas, pois, se as tivesse, denunciaria.

          Quem ganhou pode dizer que isso é coisa de quem perdeu, mas, não é só isso, não. Tem muita pilantragem no dia da eleição. Infelizmente, é assim que parte do processo se dá, e Diego tem o mérito de ter sido corajoso, assim como Peninha, na Tribuna. Alguém precisa falar abertamente sobre essa aberração que tem influência no resultado final da eleição.

          É pura safadeza de candidatos e eleitores que se dispõem a isso. É corrupção pura. Difícil é escolher quem é mais safado dos dois, se candidato ou eleitor. E o resultado é que até o lado podre da sociedade fica representado no legislativo. Para o bem e para o mal, a Câmara representa o extrato da sociedade. Seja pelo voto conquistado honestamente, ou por meio de subterfúgios, ninguém vai ocupar uma cadeira por decreto.

          E não adianta culpar a Justiça Eleitoral, ou o Ministério Público Eleitoral, porque não tem como nomear um fiscal para cada cidadão para impedir que haja algum tipo de corrupção no pleito. Contra a safadeza, e contra o mau-caratismo de pessoas que tem o livre arbítrio para escolher entre o certo e o errado, e preferem a segunda opção, pouco ou quase nada se pode fazer.

          Quanto a Diego Mota, quem vive em Itaituba vai lembrar por muitos anos, da sua denúncia em tom de desabafo. Pode ter sido no ardor da emoção do resultado negativo das urnas, mas, foi uma inestimável contribuição para a democracia, porque, somente os covardes se calam diante de descalabros como esse. E quem cala, consente.

          Jota Parente

Nenhum comentário:

Postar um comentário