sexta-feira, setembro 11, 2020

Viagem de ônibus na pandemia: veículos ganham cara nova e reforçam higiene

 Dois corredores, poltronas individuais e cortinas no interior de um ônibus da Marcopolo equipado com a tecnologia BioSafe Foto: Gelson M. da Costa / Divulgação

A pandemia do novo coronavírus não está provocando mudanças visíveis apenas em aviões e hotéis. Os ônibus também vêm passando por adaptações para garantir mais segurança a bordo nas viagens. 

Novos materiais, novos processos de limpeza e até mesmo novas configurações de poltronas podem ser vistos por quem embarca em alguns veículos, responsáveis por conectar desde as maiores metrópoles aos vilarejos mais escondidos. 

Um dos exemplos mais visíveis desta nova fase é o projeto BioSafe, desenvolvido pela montadora Marcopolo, que inclui adaptações físicas em veículos e espaços de convivência e outros procedimentos de sanitização. Atualmente, existem apenas dois ônibus equipados com o pacote completo, ambos operados pela Viação Ouro e Prata, na rota Porto Alegre-Pelotas, no Rio Grande do Sul.

De fora, os veículos não diferem muito de outros modelos modernos. A grande mudança está no interior, com a configuração de dois corredores e três fileiras de 11 poltronas individuais, isoladas por cortinas de tecido antimicrobiano, como as usadas em hospitais.

Outro implemento é o uso da luz UVC para eliminação de microrganismos nos banheiros e nas saídas do ar-condicionado. O pacote inclui ainda dispensers de álcool gel e a tecnologia de sanitização Fog in Place, uma máquina que dispersa no ambiente uma nuvem de partículas que elimina bactérias e vírus do ambiente após dez minutos de uso.

— Temos mais dez veículos em negociação com duas empresas do Centro-Oeste. Acredito que, à medida que as viagens sejam retomadas e as empresas solucionem seus problemas de caixa, outros grupos vão aderir a esse modelo — diz o gerente Leandro Sodré.

Para ele, a preocupação com a higiene a bordo vai continuar mesmo após a criação de uma vacina:

— O passageiro agora está mais preocupado com sua saúde, e isso não vai mudar.

Algumas dessas soluções estão sendo implementadas, de maneira isolada, em gigantes do setor. O Grupo JCA, que abrange grandes empresas como 1001, Cometa, Catarinense e Expresso do Sul, tem apostado, por exemplo, no uso de vaporizadores para sanitizar o interior de sua frota, além de manter a obrigatoriedade do uso de máscaras a bordo e o bloqueios de assentos para garantir maior distanciamento interno.

A Viação Garcia, com forte operação na Região Sul, adotou a cortina entre todas as suas poltronas, mas os ônibus continuam com a configuração tradicional, de 44 assentos e um corredor central.

Nenhum comentário:

Postar um comentário