terça-feira, setembro 08, 2020

General Sydrião, chefe do Centro de Inteligência do Exército, morre de Covid-19 em Brasília

Militar participou de missão de apoio ao Líbano liderada pelo ex-presidente Michel Temer, em agosto. Ele estava internado no Hospital das Forças Armadas.

General de brigada Carlos Augusto Fecury Sydrião Ferreira — Foto: Eduardo Maia/Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte

Morreu, nesta terça-feira (8), o chefe do Centro do Inteligência do Exército (CIE), general de brigada Carlos Augusto Fecury Sydrião Ferreira, de 53 anos. Ele estava no Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília. Fontes do Ministério da Defesa confirmaram à reportagem que a causa da morte foi a Covid-19.

Natural de Fortaleza, no Ceará, ele foi nomeado para a chefia do CIE em julho de 2019. No mês passado, representou o Exército na delegação, liderada pelo ex-presidente Michel Temer, que foi ao Líbano em missão de apoio depois que uma explosão deixou quase 200 vítimas, mais de 6 mil feridos e cerca de 300 mil desabrigados.

Em nota, Temer lamentou o falecimento do general, "que nos acompanhou nessa viagem revelando-se parceiro nas nossas preocupações e honrando com sua presença e atuação o Exército Brasileiro" (veja íntegra ao fim da reportagem). No vídeo abaixo, o militar aparece em meio aos integrantes da comissão, usando uniforme verde.

Acionado pela reportagem, o Exército Brasileiro confirmou o óbito e disse que o corpo do general será cremado nesta quarta-fira (9), em uma cerimônia em Valparaíso de Goiás, no Entorno do DF.

Antes do cargo de chefe do Centro de Inteligência, o general Sydrião comandou o Batalhão de Polícia do Exército de Brasília, de 2011 a 2013. Foi o adido de Defesa e do Exército e Chefe da Cooperação Militar Brasileira no Paraguai, entre 2015 e 2016. Já como oficial-general, comandou a 7ª Brigada de Infantaria Motorizada.

O Batalhão de Polícia do Exército de Brasília publicou nota de pesar afirmando que o general deixa mulher e três filhos, e "um grande legado de amor, amizade, camaradagem e profissionalismo".

Fonte: O Globo

Um comentário:

  1. - um verme, para bajular os estados unidos e entregar nosso país e riquezas aos ianques

    ResponderExcluir