segunda-feira, setembro 07, 2020

Apesar da autorização do governo, apenas 20% das cidades de SP vão retomar aulas presenciais nesta terça

 Escolas em São Paulo reabrem em 8 de setembro apenas para reforço Foto: Denny Cesare/Código 19/Agência O Globo

Colégios da rede estadual abrirão a partir de amanhã, com 20% da capacidade, para acompanhamento e reforço aos alunos

SÃO PAULO — Apenas 128 dos 645 municípios de São Paulo manifestaram interesse em retomar as atividades presenciais de reforço aos alunos nas escolas estaduais, a partir desta terça-feira, 8 de setembro, segundo a Secretaria de Educação. As aulas estão suspensas em São Paulo desde meados de março, início dos registros do novo coronavírus no estado.

No início de agosto, o governo do estado decidiu abrir as escolas a partir de setembro para acolhimento e reforço aos estudantes, apesar do retorno às aulas presenciais estar marcado apenas para outubro. No entanto, mesmo a reabertura parcial para reforço tem sido rejeitada por mais de 80% das cidades.

No estado, as escolas localizadas em regiões que estão há 28 dias na fase amarela do Plano SP, estágio que permite maior flexibilização e retorno de atividades, estão autorizadas a retomar atividades de reforço a partir de amanhã. Segundo a Secretaria de Educação, o retorno precisa ser autorizado pelo município.

As escolas que decidiram retornar poderão receber, no máximo, 20% dos alunos por dia, independente da etapa do ensino. Já as redes municipal e privada devem seguir o decreto estadual que prevê um limite de 35% para educação infantil e primeiros anos do ensino fundamental, e 20% para os anos finais do fundamental e ensino médio. O horário de funcionamento também será reduzido.

Segundo Henrique Pimentel Filho, subsecretário de articulação da Secretaria da Educação de São Paulo, a quantidade de municípios há pelo menos 28 dias na fase amarela é inferior ao total de cidades no estado (645), o que faz com que a adesão não seja tão baixa.

— Há hoje 95% do estado na fase amarela, mas as cidades foram entrando em dias diferentes. Teve lugar que regrediu no meio do caminho, por exemplo. Não são todas há 28 dias na fase amarela — avalia. — Esse retorno gradual vai nos ajudar a organizar toda a rede, testar bem os protocolos. Não tem porque acelerar um processo agora que deve ser gradual, com olhar atento às condições de segurança.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário