sexta-feira, agosto 07, 2020

Salário mínimo na Venezuela mal dá para um almoço

Fonte: Decifrado (Venezuela)
Tradução: Jota Parente 
A comida de restaurante deixou de ser uma opção para o cidadão comum, dada a subida desenfreada dos preços e o baixo poder aquisitivo da população, confirmada pela equipa de reportagem durante uma visita a diferentes estabelecimentos da zona metropolitana de Caracas.

Na Grande Caracas, os restaurantes oferecem toda uma gama de pratos suculentos, na modalidade delivery devido à pandemia de COVID-19, porém, sua degustação se complica a cada dia porque os preços estabelecidos são calculados em dólares.

Um cardápio executivo (sopa e seco), você ganha até 8 reais que são 3 salários mínimos; só para o almoço, uma pizza média simples e um litro e meio de refrigerante tem um valor de 2.500.000 bolívares e para um frango Grelhado, com halquitas, mandioca ou salada, mais um litro e meio de refrigerante pode chegar a U$ 20, ou seja, Bs. 4 milhões 700 mil.

Julián Serrano, cliente do restaurante Doña Emilia em Petare, lembrou que o vale-alimentação mal chega a 400 mil bolívares que deveriam ser suficientes para um mês inteiro, mas com ele só se compra dois quilos de fubá pré-cozida ou meio quilo carne moída.

Serrano vê com tristeza a situação dos trabalhadores no país e garante que os altos preços observados na comida de restaurante são produto de especulação porque inédita para um frango grelhado que mal pesa um quilo e que não custa mais que 300 mil bolívares brutos,  ganham até 10 vezes o seu preço, o mesmo acontece com a mandioca, a salada e até com a bebida.

“Os comerciantes estão aproveitando a situação e especulando sobre os preços. Infelizmente, não só a pandemia está acabando com a população, mas também a má intenção de quem busca ficar milionário sangrando o bolso das pessoas ”, comentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário