quinta-feira, agosto 20, 2020

O Mercado novo, em vez de solução, virou problema


O mercado público de uma cidade é um dos principais pontos de referência e de atração para os turistas, por isso, o mercadão Beira Rio era uma das obras mais esperadas pela população, mas  agora que o mercado foi inaugurado, começa a causar polemica e receber críticas das pessoas que serão beneficiadas.

O primeiro questionamento é o tamanho dos boxes, que não teria o espaço adequado para acomodar os produtos dos feirantes, e em razão desse problema, alguns feirantes resistem em deixar o lugar que estão trabalhando e ir para dentro do mercado.

Outro questionamento é que o mercado não vai acomodar todas as pessoas que estão na feira livre. E enquanto essas questões não são resolvidas, a administração municipal decidiu esperar um pouco mais e discutir alternativas para atender o maior número possível de feirantes.


Uma das alternativas em discussão é recriar um antigo projeto da época da ex-prefeita Eliene Nunes. Esse projeto prevê a criação de um espaço ao ar livre no final da Avenida São José, no formato do Ver o Peso de Belém.

Se esse projeto se mostrar viável, o prefeito resolve o impasse da falta de acomodação para os feirantes, evitando assim criar maiores problemas nesse momento de pré-campanha eleitoral. 

Uma coisa é certa: com ou sem desgaste político, o prefeito precisa mandar desocupar toda a área tomada pelos feirantes na avenida São José. Afinal de contas, já são mais de quinze anos que esse espaço está sendo utilizado por essa feira e, ao longo desses anos, muita gente que nada tem a ver com a atividade dos feirantes foi se estabelecendo ali e transformando o local em moradia.

A limpeza dessa parte da frente da cidade, passa a ser também uma questão de saúde pública, pois todos os dejetos das pessoas que ocupam aquele espaço são lançados diretamente no rio Tapajós.

 Outra questão é o aspecto paisagístico da cidade que ficou comprometido durante todo esse tempo à espera da construção do mercado público, e agora que essa obra está pronta, o cais de arrimo na frente da avenida São José precisa ser urbanizado para valorizar o visual dessa parte da cidade.

          Jornalista Weliton Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário