sexta-feira, agosto 14, 2020

Jota Parente - Deu Pena do Barça. Quem Será a Próxima Vítima do Bayer?

           Olha que eu gosto muito de futebol. Gosto ainda mais quando há um jogo de quartas de final como o esperado Barcelona x Bayer de Munique, de hoje à tarde. Porém, depois do quarto gol do time alemão eu comecei a ficar com pena do representante espanhol na competição.

          O que aconteceu, hoje, foi um verdadeiro massacre futebolístico a partir do momento que Bayer marcou o segundo gol, porque, até aquele momento o jogo estava equilibrado. Aliás, a posse de bola foi meio a meio durante quase toda a partida. Mas, ficaram para trás os tempos em que o Barça ficava até mais de 70% do tempo com a bola, e sabia muito bem o que fazer com ela, pois costumava massacrar os adversários.

          O time do Bayer é avassalador. Tem sido assim durante quase toda a atual edição da Champions League. Se tem alguma equipe que joga o que se chama de futebol moderno, nos dias de hoje, podem ter certeza de que seu nome é Bayer de Munique. Não é sem razão que venceu os últimos dezenove jogos.

          Impressiona o equilíbrio entre os setores de defesa, meio-campo e ataque. Há um sincronismo que encanta quem assiste e assusta quem tem que enfrentar. E não importa que o placar esteja marcando 3x0, 6x2 a seu favor. A ordem é continuar atacando até o último minutos. E foi por causa dessa volúpia que oito bolas entraram hoje no gol do Barcelona. E poderia ter sido pior.

          Até o final da competição, todos os confrontos serão únicos. Em futebol pode acontecer surpresas. E como elas acontecem. O futebol é, sim, uma caixa de surpresas. De vez em quando prega umas peças, contudo, como na maioria dos esportes coletivos, o melhor costuma vencer. E hoje, o melhor de time da Europa é o Bayer. Aquela história de que futebol não tem lógica ficou para trás.

          Parar o campeão alemão é uma missão difícil de ser executada na atual Champions League. Se não for por um acidente de percurso, num daqueles dias que a bola não entra, e o adversário faz um gol e não sofre nenhum, está complicado mandar o Bayer pra casa antes de levantar a taça de campeão europeu.

          O jogo de hoje foi uma aula de futebol, de um lado, e uma demonstração clara de que o Barcelona precisa se reinventar, de outro. Foi sua mais acachapante derrota na Champions, mas, não foi a primeira eliminação, e pior, por placares sempre avantajados. Messi já avisou, que do jeito que está não dá para ele ficar. Seu contrato termina ano que vem.

          Gostaria muito de ver Neymar levantar a taça, mas, o PSG precisa jogar muito mais do que vem jogando para chegar a essa tão sonhada consagração.

          E dessa forma melancólica, O Barcelona do grande Leonel Messi, que pouco pôde fazer hoje, termina o ano sem ganhar nada. Saiu da Copa do Rei no meio do caminho, perdeu um Campeonato Espanhol que parecia ganho, e saiu da Champions League de maneira vergonhosa. Como bem disse Piquet, a única palavra que expressa o que os jogadores e a comissão técnica do Barcelona sentiam ao final do jogo é: vergonha.

          Quem será a próxima vítima?

          Jota Parente



Nenhum comentário:

Postar um comentário