sexta-feira, agosto 07, 2020

Em crise, Globo rescinde contrato com Conmebol e deixa de exibir a Libertadores

Em crise financeira e sem conseguir reduzir os valores pagos à Conmebol para exibir as partidas da Copa Libertadores da América 2020, a Globo rescindiu o contrato com a entidade sul-americana e abriu mão da competição. Nesta quinta-feira (6), a emissora afirmou em nota que, diante da nova realidade econômica provocada pela pandemia do novo coronavírus, ficou inviável manter os pagamentos. 

Ao Notícias da TV, a Globo reiterou que tentou renegociar com a Conmebol uma redução no valor pago para exibir as partidas da Libertadores na TV aberta e no Sportv, mas não teve sucesso. 

"Nesse contexto, e tendo em vista a suspensão daquela competição por vários meses, a empresa tentou renegociar com a Conmebol o contrato da Libertadores, válido até 2022, mas infelizmente não houve acordo", disse a Globo.

A crise econômica provocada pela pandemia de Covid-19 não foi a única razão de a Globo interromper o acordo. A desvalorização do real frente ao dólar também contribuiu muito, uma vez que o contrato foi assinado quando a moeda americana valia menos de R$ 4. Hoje, o dólar é cotado em R$ 5,33. Logo, houve um salto considerável no valor do acordo.

"Grandes players mundiais têm sido obrigados a renegociar seus acordos sobre eventos esportivos em razão da crise econômica provocada pela Covid-19, que, no Brasil, ainda é acentuada pela desvalorização cambial, que multiplica o valor dos contratos em dólar", pontuou a emissora.

A Globo também ressaltou que havia no acordo uma cláusula que permitia a rescisão em caso de suspensão da Libertadores por um período longo, motivado por "força maior". A competição está paralisada desde o início de março e só será reiniciada no dia 15 de setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário