segunda-feira, agosto 24, 2020

"É de outra Igreja que precisamos"

"A expressão ‘morreu mais um’ é horrível. Precisamos combater essa banalização à vida”, ressalta padre Manuel Joaquim 

Pe Manuel Joaquim R. dos Santos (presbítero de Londrina PR)

O caso envolvendo irregularidades com o padre Robson do Santuário do Pai Eterno em Goiânia, nos leva a necessárias e sérias reflexões.  Há anos atrás eu escrevi um artigo mordaz, discorrendo sobre o que chamava genericamente de “padres cantores”. Outros preferem o termo influencer, mas dá no mesmo.

Nos anos noventa, uma estratégia clara da Igreja católica, foi o enfrentamento das Igrejas pentecostais visando concretamente a evasão dos católicos com esse destino. Foi o momento da explosão das mídias católicas – Canção Nova, Século XXI, Rede Vida etc. Todas obedecendo à mesma linha influente da RCC, em tese, a que melhor proporcionaria uma comunicação perfeita a esse objetivo primeiro.

Numa linguagem do chamado catolicismo explícito, ou comunicação explicitamente religiosa, esses Meios entravam na casa dos brasileiros, cumprindo um papel, que segundo se dizia, não era mais atingido pelas paróquias e antigas estruturas. Com isso, os lares católicos brasileiros passaram a ter um canal “católico” em suas casas, dando catequese, ditando a moral, formando opinião e em alguns casos, em rota de colisão com a Igreja ou com vários párocos.

Mas o pior! Geralmente esses programas criaram locais específicos de grandes peregrinações, que se transformaram numa espécie de super paróquia. Católicos geralmente quase nada envolvidos em atividades eclesiais e descompromissados com a Comunidade de origem, faziam peregrinações sistemáticas e mobilizavam outros, até esses points da fé!

Por sua vez, padres midiáticos cada vez mais aperfeiçoados no metier, recorrendo a modelos nada convencionais (cowboy – country, show man etc.), abusando de batinas e clergyman, iam se impondo no imaginário popular como super heróis do catolicismo moderno a atual. Paradoxalmente, mal sabiam os idosos e espectadores, que de moderno e atual essa gente não tem quase nada.

O conteúdo desses shows da fé, abusando de devocionismos e sacramentários (no pior sentido do termo), arrasavam com a caminhada histórica da Igreja brasileira e resgatavam modos populares, em nada condizentes com uma boa e necessária evangelização.

Que a devoção seja positiva e uma boa plataforma para voos mais altos em termos de compromisso com o Reino de Deus, é pacífico e defendido em inúmeros documentos do Magistério. Porém, o devocionismo provocado e alimentado por esses Meios de Comunicação Católicos empoderando padres recém ordenados, não é adequado ao objetivo que a Igreja Católica tem se proposto em seus Planos de Evangelização dos últimos anos.

Concomitantemente, este modelo envolve altos recursos financeiros. Uma família católica média pode receber em sua casa de dois a três boletos mensais, com solicitação de ajuda. Como aparentemente o objetivo é sacro, a generosidade do povo nunca falha. Além do dízimo, se é que em muitos casos não é substituído!

São milhões. Bilhões, na verdade. Construção de Santuários faraónicos, redes de Tvs, Rádios etc. etc. Dinheiro exige administração e transparência. Um caso de escândalo envolvendo essas doações derrubam imediatamente todo o plano. 

O caso do padre Robson está sob investigação. Mas ao que parece, houve alto desvio para bens particulares. Em Goiânia um caso destes, já não é inédito!

Será o começo do fim de um modelo que até hoje não podemos avaliar em termos de vantagens para a evangelização? Sabemos que a tipicidade destes evangelizadores da Mídia, associados a Santuários, é tipicamente do continente americano. A peregrinação enquanto tal é inerente ao ser humano. Ele caminha como o grande paradigma da sua própria existência. Caminha por caminhar. É caminhando que se faz o caminho.

Na idade média se caminhava também por penitência. No entanto, os Santuários de hoje envolvem mais do que isso. Para pior.  São “centros de bênçãos” e locais de gastança de dinheiro. São erigidos a santos, anjos e arcanjos. Desenvolveu-se uma teologia medíocre e barata desses personagens do mundo da fé. 

Alguns são apenas programas de turismo religioso barato. Afinal, os pobres também têm o direito de ir em algum lugar, já que não o podem fazer a Roma ou Jerusalém! Isso é descer vários degraus no que a Igreja pós conciliar e o mundo atual preconizam e precisam. Multidões em algum lugar, escutando sermões, teológica e eclesialmente suspeitos, é tudo de que nós não precisamos no momento.

Eu estava na maternidade onde nasceu a Rede Vida. Em Brasília, com os cardeais da época, discutindo a possibilidade de a CNBB assumir para si “uma Tv Católica”. Pela história, sabemos da recusa dos bispos a esta possibilidade. Mas Monteiro a ofereceu. Posto isso, ela se transformou numa “TV Católica” sem a CNBB! Creio que foi uma atitude sensata dos bispos e cardeais. Ter uma televisão porta voz da Igreja fica muito caro e é perigoso. Outros países já discutiram esta opção e não a endossaram.

Está passando da hora de nos alinharmos com as ideias refrigeradas de Francisco ensopadas no Vaticano II e nas Conferências Latino Americanas. Não vejo sinceramente nenhuma contribuição deste “modelo de evangelização” usando padres-show e santuários, para uma Igreja que precisa se reinventar nos tempos de mudança de época em que nos encontramos. Muita tinta ainda correrá sobre este “fenómeno” dos anos 90 que chega até aos dias de hoje.

A crise que enfrentamos hoje e que provoca na Igreja um ressurgimento da dimensão profética e de proximidade total com os sofredores, empobrecidos, descartados, discriminados e ateus, não encontra no padre Robson e tantos outros similares nenhuma empatia. Água e azeite não se misturam.

7 comentários:

  1. Estou plenamente de acordo com sua publicação. Aqui no Sul de Minas Gerais, tivemos um Padre da Congregação dos Padres SCJ, Padre Israel Baptista de Carvalho que dedicou grande parte da vida em favor dos necessitados, fundando uma ONG para recuperação dos dependentes químicos
    .

    ResponderExcluir
  2. Belo artigo. Belo porque nos leva a questionar a prática religiosa neste mundo midiático e conservador dos canais católicos (acho que devo ainda resguardar a TV Aparecida, não sei se estou certo). Devocionismos como chagas de Jesus e tantos outros não evangelizam mas tentam conservar uma fé subjetiva e sem fundamentos na história do cristianismo primitivo. Tem certas adorações ao Santíssimo Sacramento em que as vestes sacerdotais brilham mais que o corpo de Cristo na humilde aparência do Pão. Se Jesus não estivesse trancado no ostensório por certo muitas vezes sairia voando de indignação e não o faz porque iriam usá-lo como mais um milagre sem perceber que era um protesto.

    ResponderExcluir
  3. Precisamo, sair de dentro da igreja, e ir ao encontro dos mais necessitados!!

    ResponderExcluir
  4. Moro em Aparecida e acredito ser cogente a citação do espaço dentre os outros do texto. Os vendilhões daqui não brincam em serviço. Que haja clareza, e o pau que amansa Chico também domestique Francisco.

    Pe. Athanásio, OHB

    ResponderExcluir
  5. Em todas as religiões existem os mistificadores, aproveitadores e falsos profetas. Devemos, no entanto, fazer a nossa parte e entregarmos a Deus e cedo ou tarde pra nós e na hora certa pra Deus as respostas virão!!

    ResponderExcluir
  6. E como seria essa reinvenção da igreja catolica diante desse novo mundo ?

    ResponderExcluir
  7. Gratidão e apoio às palavras esclarecedoras...Por dizer, que há tempo tava preso na minha garganta, mas sempre sentido no coração da fé!

    ResponderExcluir