segunda-feira, agosto 10, 2020

100 mil mortes por Covid-19, e de quem é a culpa?

Sábado, véspera do Dia dos Pais, o Brasil alcançou a indesejada soma de 100 mil mortes por covid 19. No domingo atingimos a impressionante soma de três milhões de casos confirmados de coronavírus. E pelo visto, ninguém é culpado, porque fica um jogando a culpa no outro.

Depois da cobertura feita principalmente pela Rede Globo, com direito a retrospectiva a respeito dos acontecimentos envolvendo o desenvolvimento da pandemia no Brasil, o presidente Jair Bolsonaro e seus seguidores passaram a novamente execrar essa rede de televisão, colocando nela a culpa pelo sensacionalismo a respeito das notícias envolvendo tanto a disseminação quanto as mortes pelo vírus..

Bolsonaro diz que não tem nada a ver com isso. Afirma que fez tudo que estava ao seu alcance. Liberou recursos para estados e municípios, e e só não fez mais porque o Supremo Tribunal Federal não deixou ,tomando decisões que atrapalharam o governo federal segundo o presidente.

Tem um velho ditado, que diz que brasileiro tem memória curta. Mas, Nossa memória não é tão curta assim. Basta lembrar que no começo do ano, na cidades Onde existe um carnaval que faz parte da indústria de turismo, através da qual são auferidos muitos lucros, a gente já sabia que o coronavirus estava chegando ou já tinha chegado ao país, porém, ninguém quis saber de cancelar o seu carnaval.

Houve muitos erros ao longo desses meses de combate a pandemia do coronavírus. Erraram muitos governadores, erraram preceitos e errou muito o Presidente da República, principalmente por sua insistente negação da gravidade da situação chegando a afirmar que se tratava de uma gripezina.

Eu vi na internet um monte de publicações de pessoas simpatizantes do presidente Jair Bolsonaro, tentando limpar a barra do Presidente com referência a culpa que ele teve em muitas questões atinentes ao coronavirus.

Como esquecer, as saídas do presidente, sem Mmáscara, para apoiar as manifestações dos seus seguidores, contra o STF e contra o Congresso Nacional? Como esquecer a interferência do Presidente da República no Ministério da Saúde, impondo opiniões pessoais, contra decisões técnicas baseada em ciência? E agora ele me vem com a cara mais cínica do mundo, afirmando que fez tudo o que podia para evitar mais mortes.

Eu faço questão de repetir, que não é só Bolsonaro que tem culpa no cartório não.  Tem governadores que fizeram mau uso do dinheiro público, assim como tem também um número expressivo de prefeitos que estão sendo fiscalizadas pelo Ministério Público Federal e pela Polícia Federal, que vão ter que prestar contas à justiça pela má utilização ou pelo desvio de recursos públicos. E junto com esses ordenadores de despesa, tem também vários empresários que fizeram negócios sujos em conluio com governos municipais o governos estaduais, para surrupiar o dinheiro público, não se importando com o sofrimento dos seus irmãos brasileiros.

Como a discussão é levada muito para o campo da política, os adversários do presidente tentam colocar a culpa toda nele o que como eu disse no começo deste artigo, não é correto, porque tem mais gente culpada.

Eu considero, que o pecado original do presidente Jair Bolsonaro, e por ser pecado original deu origem aos pecados que vieram depois, foi não assumir a partir de Brasília, o comando ou Brasília ter um comando central para nortear as ações contra a pandemia do coronavírus em todo o país.

Se tivesse sido montado esse comando central a partir da capital da República, respeitando-se as diferenças de cada região e de cada estado, e atendendo-se às necessidades do momento de cada uma das unidades federativas, é provável que o sofrimento da população brasileira tivesse sido menor nessa pandemia que ainda perdura, mas, que dá sinais de arrefecimento.

Então minha gente, em vez de ficarmos apontando o dedo um para o outro, o melhor que temos a fazer, é tentar juntar os cacos da nossa economia depois que tudo isso passar, para reconstruirmos o nosso país. O estrago está feito, e não vamos piorar o que já está muito ruim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário