terça-feira, julho 07, 2020

Sairé 2020 é cancelado com apoio dos botos e de moradores de Alter do Chão

Sairé 2020 é cancelado com apoio de botos e moradores de Alter do Chão

O Comitê de Gestão de Crise, criado pelo governo Nélio Aguiar (DEM) para enfrentamento da pandemia do coronavírus, decidiu na tarde desta segunda-feira (6) pelo cancelamento das edições deste ano do Sairé 2020. E ainda dos desfiles cívicos de 7 de Setembro e Festival de Bandas e Fanfarras. 

Em relação ao Sairé 2020, a pauta já havia sido discutida pelo prefeito Nélio Aguiar, secretário municipal de Turismo e interino de Cultura, lideranças comunitárias de Alter do Chão, organização do Sairé e representantes dos botos Tucuxi e Cor de Rosa em reunião realizada na manhã sexta-feira (3). Todos foram unânimes pelo cancelamento do evento.

O presidente do Conselho Comunitário de Alter do Chão, Junior Sousa, explicou que algumas pessoas gostariam que a festa fosse mantida, mas o cancelamento foi a melhor opção. 

“Como presidente, optei por cancelar porque sabemos que o Sairé é um evento muito importante, mas nesse momento que estamos vivendo temos que pensar na saúde da comunidade. 

A realização de qualquer evento em Alter do Chão atrai muitas pessoas e a maioria dos participantes do rito religioso da festa é do grupo de risco. Então, a gente levou tudo isso em consideração. Para o bem da comunidade, é a melhor opção”, argumentou. A diretora administrativa do Boto Cor de Rosa, Laysa Mathias, apoiou a decisão.

“É triste, mas é necessária porque a gente tem que levar em consideração que estamos tratando de vidas. Então, agora, a gente vai preservar a vida pra poder fazer um Sairé maravilhoso no ano que vem”, disse. 

Decisão sábia sobre o Sairé 

O presidente do boto Tucuxi também apoiou a decisão. “Nós chegamos a um acordo juntamente com a prefeitura e outras representações da comunidade, por conta da aglomeração que o evento iria gerar. Então essa decisão é muito sabia e acredito que é o melhor para toda a comunidade”, disse Edilberto Ferreira. 

O prefeito Nélio Aguiar deixou claro que a decisão foi tomada em conjunto e, tanto as lideranças comunitárias, quanto os membros do comitê concordaram. “O Comitê de Crise decidiu pelo cancelamento. Nós entendemos que não é seguro e, por isso, se torna inviável. 

Foi uma decisão de consenso, Nós descartamos, inclusive, a possibilidade de um adiamento”, explicou Nélio. 

Fonte: blog do Jeso
Com informações da Agência Santarém

Nenhum comentário:

Postar um comentário