terça-feira, julho 21, 2020

Os embates políticos de Botelho e Wirland

Ex-prefeito de Itaituba, médico Edilson Botelho morre aos 67 anos ...

                                                         Ex-prefeito Edilson Botelho

Na eleição do ano de 1988, o adversário de Wirland Freire, que não era candidato, mas, participou intensamente da campanha, apoiou e patrocinou a campanha de Djalma Freire. Os adversários eram o médico Benigno Olazar Reges, que era o candidato a prefeito pelo PSB, tendo como candidato a vice o outro médico Edilson Dias Botelho, e o deputado Wilson João Schuber. 

Benigno elegeu-se Prefeito, até com certa facilidade. Infelizmente para Itaituba, ele fez uma péssima gestão. Ele e Botelho e brigaram cedo, pouco tempo depois de assumir o governo.

Mesmo com a popularidade do então Prefeito Benigno Régis muito, mas muito baixa, em 1992, o candidato a prefeito Wirland de Freire decidiu convidá-lo para apoiá-lo em sua pretensão de ser o próximo prefeito de Itaituba naquela eleição. Benigno aceitou. Wirland ganhou a eleição e, em 1º de janeiro de 1993, assumiu a Prefeitura Municipal de Itaituba.

Jota Parente: Hoje ele competaria 70 anos

                                        Ex-prefeito Wirland Freire

O principal adversário de Wirland Freire naquela eleição foi justamente o então vice-prefeito Edilson Botelho. Aquela campanha eleitoral foi bastante quente, foi muito concorrida. 

Botelho não se amofinou muito com a derrota, e continuou fazendo oposição cerrada a Wirland, procurando desgastá-lo ao máximo quando encontrava alguns flancos ou alguns erros do governo.

Em 1996, ano da eleição para substituição do prefeito Wirland, ainda não havia reeleição. Sem poder concorrer e com um final de governo bastante desgastado, o prefeito indicou seu vice Djalma Freire para concorrer. E por uma diferença pequena de votos, menos de 500 votos, Edilson Botelho ganhou de Djalma Freire e tornou-se prefeito do município de Itaituba para assumir no dia de 1º de janeiro de 1997.

O processo de desgaste do governo do prefeito Edilson Botelho foi tão grande ou maior do que do seu antecessor,  que viria a enfrentá-lo novamente nas urnas, no final do ano 2000, eleição na qual Botelho viria a sofrer a sua pior derrota, com uma diferença de votos em favor de seu adversário, de cerca de cinco mil votos.

O então Prefeito Edilson Dias Botelho foi o primeiro político em Itaituba a ter oportunidade de disputar uma eleição para a prefeitura, sem êxito. O primeiro prefeito a se reeleger terminaria sendo, mais tarde, Roselito Soares.

Na história política do município de Itaituba, o embate entre Wirland e Botelho merece um capítulo à parte, porque foi cheio de nuances, e certamente, quem participou desse período, como eu participei, nunca esquecerá.

Os dois foram prefeitos do Município, e ambos deixaram sua história escrita. Ambos, hoje, já fazem parte da história de Itaituba, em memória.

A queima da cadeira de prefeito, na qual Wirland Freire sentava, foi um episódio que marcou bastante a política de Itaituba em 1996, pois, durante a campanha, Botelho prometeu queimá-la. Era um mote de campanha, que pelo menos em público não foi cumprido. Mas, ele não usou a cadeira que terminou ficando famosa. Deve ter sido guardada.

 Foi um período de muita rivalidade e animosidade política, no qual não era aconselhável convidar pessoas dos dois lados para sentarem à mesma mesa sem que houvesse algum tipo de desentendimento.

 Certo dia do ano de 1995, no terceiro ano do primeiro governo de Wirland, eu encontrei o vereador Peninha, que estava em seu segundo mandato. O encontro se deu nas dependências do Supermercado Itafrigo. Foi o bastante para gerar uma fofoca daquelas.

 Peninha continuava ligado a Edilson Botelho e, era inadmissível para os puxa-sacos de ambos os lados, deixar de denunciar um encontro daqueles, pois na ocasião, tratavam-se de duas pessoas graúdas, ligadas a grupos políticos tão antagônicos.

 Wirland ficou sabendo. Deu esporro no mensageiro da fofoca, dizendo a ele, que eu era frequentador assíduo da casa da família dele, na travessa 15 de Novembro, em Santarém, por ser amigo de seu pai, o historiador João Santos. Mas, o fuxico foi feito.

 A fofoca corria solta dos dois lados.

Essa rivalidade entre os dois, terminou trazendo bons frutos para o município de Itaituba, pois tanto Botelho, quanto Wirland, esforçaram-se bastante para fazer o melhor que pudessem enquanto foram prefeitos. 

Ambos deixaram sua marca como homens públicos com muita disposição para o trabalho, cada um com as suas preferências para essa ou aquela área da administração. Botelho dedicou-se mais à Educação, mudando para muito melhor a qualidade do Ensino Fundamental, aquele que é de responsabilidade dos municípios, enquanto Wirland foi o homem, ou foi o prefeito das vicinais e do asfalto.

Hoje, 21 de julho de 2020, Edilson Botelho entrou para o pequeno grupo dos grandes administradores de Itaituba, daqueles que entram para a história pela porta da frente, bem mais do que apenas por ter sido prefeito, mas, pela obra que edificou nos seus quatro anos de governo.

Com toda justiça, a maternidade que está sendo construída, contígua ao Hospital Municipal, quando for inaugurada, deverá receber o seu nome, por iniciativa de um dos seus maiores amigos e correligionários, o vereador Peninha. Maternidade Dr. Edilson Botelho, para que seu nome e sua obra sejam sempre lembrados.

Jota Parente

Nenhum comentário:

Postar um comentário