sábado, julho 25, 2020

Costa Rica e Itaituba: números da Covid-19

Itaituba tem uma área territorial de 62 mil quilômetros quadrados; a Costa Rica tem 51 mil metros quadrados, por tanto, onze mil quilômetros quadrados menor do que Itaituba.

A população de Itaituba, segundo o IBGE, é pouco maior que 100 mil habitante, ao passo que a Costa Rica tem 5,5 milhões de pessoas vivendo em um território menor que Itaituba. Obviamente, a distribuição de habitantes por metro quadrado é muito maior do que se dá aqui.

Com todas essas diferenças, a Costa Rica tem 57 mortes por Covid-19, enquanto Itaituba chegou a 50 mortos, ontem. Quem fez e está fazendo melhor o dever de casa?

É importante destacar, que pesa muito em favor dos costa-riquenhos, a educação do povo.

Na Costa Rica, o índice de trabalhadores qualificados é muito maior do que no Brasil; o percentual de pessoas que falam Inglês, também é muito maior do que no Brasil.

Assim como no Uruguai, que tem a melhor educação da América Latina, na Costa Rica a educação é levada muito a sério. Cerca de 60% da população tem um nível de escolaridade alto, boa parte da população fala Inglês, e assim por diante.

Temos muito, mas, muito que avançar, ainda. Mas, nós somos isso que está posto aí. E Itaituba é Brasil. Em alguns casos, pior que a média nacional quanto ao comportamento, mas, somos Brasil, com tudo de bom e de tudo de ruim que nosso país tem.

Jota Parente

Nenhum comentário:

Postar um comentário