sexta-feira, julho 10, 2020

Até que enfim inauguraram o HRT


Ufa, finalmente a tão esperada inauguração do Hospital Regional do Tapajós, enfim, aconteceu, e mesmo que a abertura do hospital seja somente para pacientes com a covid-19, ainda assim, esse é um momento histórico para a região do Tapajós e deve ser comemorado.

A sociedade não pode se acomodar; é necessário continuar cobrando para que todas as especialidades médicas do hospital estejam o mais rápido possível à disposição da população.

Não faz sentido ter um hospital regional funcionando aqui em Itaituba e pacientes continuarem deixando o seio de suas famílias para buscar tratamento em outras cidades.

O governador, nessa cerimônia, deveria detalhar para a população o cronograma de habilitação dos demais serviços previstos para serem oferecidos por essa unidade de saúde.  

Essa cobrança também deve se estender ao prefeito Valmir Clímaco, porque a partir de agora com o funcionamento do Hospital Regional do Tapajós, o gestor municipal precisará fazer uma reestruturação no sistema público de saúde do município, porque o hospital Municipal vai trabalhar em conjunto com o HRT.

A UPA precisará ser adequada para o atendimento emergencial, e o prefeito, também quer finalizar a construção da maternidade. Tudo isso demanda recursos e, como aliado político do governador, Valmir espera por essa ajuda do estado para acelerar esses projetos.

2020 é ano de eleições municipais, e já estamos às vésperas da campanha eleitoral e o socorro financeiro do estado nesse momento seria muito bem vindo para a administração municipal tocar as obras relativas à saúde e outras que estão andamento na cidade.  

Nessa visita a Itaituba, o governador bem que poderia anunciar alguma coisa a mais que a abertura dos vinte leitos para pacientes de covid-19, como por exemplo basear aqui em Itaituba uma aeronave para fazer o resgate de pacientes de outros municípios em estado grave.

Penso que essa também devia ser a expectativa do prefeito Valmir Clímaco, que vê o governador abrir os cofres para Santarém, enquanto Itaituba está ficando a ver navios, porque até agora, nesse um ano e meio do governo de Helder, a maior obra da sua gestão aqui em Itaituba é a que está sendo tocada pela Construtora JM, que tem trazido mais problemas do que soluções para os moradores do bairros contemplados com esse investimento.     

          Jornalista Weliton Lima – Focalizando, 09.07.2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário