sábado, julho 11, 2020

7 possíveis sintomas de câncer de ovário que você jamais imaginaria

Crédito: Pexels

Não é à toa que o câncer de ovário tem fama de “assassino silencioso”. A doença não possui tantos sinais óbvios quanto, por exemplo, câncer de mama ou de pele. Mas isso não significa que as mulheres não tenham sintomas.

Muitas vezes, porém, não é fácil de detectá-los. “Eles são muito discretos, fáceis de ignorar e podem ser atribuídos a outras coisas, como uma mudança na sua dieta”, diz Shannon Westin, médico e professor associado do departamento de oncologia ginecológica e medicina reprodutiva MD Anderson Cancer Center (EUA).

Basicamente, eles são fáceis de se manifestar, segundo o profissional. Infelizmente, descartar os sinais de câncer de ovário permite que a doença progrida, tornando mais difícil o tratamento quando é detectada.

“Muitas vezes isso contribui para um atraso no diagnóstico.” E isso pode ser um problema real. De acordo com a American Cancer Society (EUA), o câncer de ovário é a quinta principal causa de mortes por câncer em mulheres e responsável por mais óbitos do que qualquer outro tipo da doença no sistema reprodutivo feminino.

7 possíveis sintomas de câncer de ovário

1. Você sempre tem dor abdominal ou pélvica

“Este é geralmente um sinal de que o câncer de ovário se espalhou”, diz Mitchel Hoffman, oncologista ginecológico do Moffitt Cancer Center (EUA). “Quando operamos pacientes com câncer de ovário, a maioria tem metástase. Ou seja, a doença já se espalhou para outras áreas”, explica. “Além disso, o câncer de ovário também pode causar um acúmulo de líquido no abdômen chamado ascite”, completa ele. Todos esses fatores podem causar dor.

2. Você se sente enjoada ou não consegue comer tanto quanto costumava

Quando o câncer de ovário se espalha, ele pode afetar a maneira como o intestino funciona, também causando náuseas. O mesmo vale para sentir-se satisfeita antes do que o normal ou não conseguir comer tanto quanto antes. Se for esse o caso, seu estômago pode ter menos espaço do que o habitual por causa de um tumor crescente, ou você pode ter um acúmulo de líquido que também faz você se sentir satisfeito.

3. Você está sempre inchada e com intestino preso

“O câncer de ovário pode fazer você se sentir inchada, mais uma vez, por causa da função prejudicada do intestino”, diz Hoffman. “Para que tudo funcione normalmente, os intestinos precisam ter uma função muscular para empurrar as coisas”, explica. “Porém quando o câncer se forma na superfície externa do intestino – o que acontece quando começa a se espalhar – ele pode prejudicar essa função”, completa.

4. Você está fazendo muito xixi

“Há muito espaço na pélvis”, ressalta Hoffman. “Quando uma mulher começa a ter um tumor lá, ele empurra a bexiga e diminui a quantidade de capacidade dela”, diz. Isso, por sua vez, faz a bexiga parecer mais cheia e precisar ser esvaziada com mais frequência.

5. Sua menstruação é irregular

“Se há um tumor no seu ovário, ele pode atrapalhar a maneira como ele normalmente funciona, bagunçando seu ciclo”, explica Hoffman. Portanto, se você notar alguma grande mudança no ciclo, como períodos mais ou menos freqüentes ou a falta deles, é importante consultar o seu médico.

“Outra possibilidade: alguns tumores ovarianos produzem até mesmo seu próprio estrogênio e podem interferir no ciclo, imitando a menstruação”, aponta Westin. Isso pode acontecer mesmo depois de você ter passado pela menopausa, o que é outra bandeira vermelha.

6. Você sente dor durante o sexo.

“Existem algumas coisas possíveis em jogo aqui. Primeiro, pode ser que você tenha um tumor ovariano que esteja empurrando sua vagina, e o sexo com penetração o esfregue contra ela”, indica Hoffman. “Outra é que as alterações hormonais que podem ocorrer em seu corpo devido ao câncer podem levar à secura vaginal – e isso pode causar desconforto ou dor durante o sexo”, completa Westin.

7. Você tem muita azia e refluxo

“Mais uma vez, se o câncer de ovário estiver bagunçando seus intestinos, as coisas ficam por lá”, explica Westin. “Então elas acabam empurrando seu estômago e o refluxo para o esôfago”, diz ela. “Com isso, tudo vai na direção errada.”

Por fim, é importante saber que o câncer de ovário é mais comum em mulheres mais velhas, e seus sintomas provavelmente se devem a algo diferente do da doença em si.

Portanto, é importante que sejam feitos exames, apenas por precaução. Chame seu médico e sinalize suas preocupações. “Agende uma visita e pergunte: ‘Podem ser meus ovários?'”, orienta Deborah Lindner, diretora médica da Bright Pink (EUA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário