terça-feira, junho 09, 2020

Números da Covid-19 crescem em Itaituba. 31 mortos, mais que Mato Grosso do Sul


As mortes pela Covid-19 em Itaituba continuam crescendo, incluindo o total de mortos pela doença. Hoje, o município totaliza 31 mortos.

Os números de Itaituba não estão nada baixos, como muita gente pensa.

Para se ter uma ideia de como a preocupação deve continuar e o relaxamento das medidas restritivas devem ser bem pensadas pela gestão municipal, o estado de Mato Grosso do Sul, com uma população de 2,62 milhões de habitantes teve, até hoje, 23 mortes.

Mato Grosso do Sul tem 24,5 vezes a população de Itaituba.

Embora aquele estado tenha 1.265 de casos confirmados a mais do que Itaituba, a taxa de mortalidade é muito menor. E se forem levantados números comparativos com a média de outras cidades e até estados, Itaituba também apresentará um número maior.

Para os padrões dos números da pandemia no Brasil, os número de Itaituba dão uma falsa tranquilidade de que está tudo sob controle. Não é bem assim.

O prefeito Valmir Clímaco tem sido criticado por uns e elogiado por outros, por causa do modo como vem conduzindo o processo de combate ao Coronavírus. E mesmo com todo empenho dele, ainda continua havendo motivos para preocupação.

O certo é seguir o velho ditado: "prudência e caldo de galinha não fazem mal a ninguem".

Jota Parente


Nenhum comentário:

Postar um comentário