terça-feira, junho 30, 2020

Morte Jota Camargo enluta a comunicação em Itaituba

309817_105753049536219_333693780_n

Uma pancada. O peito apertou de dor quando recebi a notícia, hoje de manhã, da morte do meu colega de profissão e amigo pessoal Jota Camargo.

 O coração sangra.

 Jota Camargo foi um dos primeiros colegas com quem tive contato ao chegar a Itaituba.

 Mais que apenas um companheiro de profissão, ele foi meu amigo. Amigo a ponto de preparar uma festa surpresa para a Eliêde, minha primeira esposa, quando ele morava na quinta rua do Jardim das Araras, se a memória não me trai. Mas, era por ali.

 Tivemos muitos momentos bons em reuniões de família em sua chácara, tanto com os meus três filhos mais velhos, Ingo, Glenda e Raoni e sua mãe, quanto com o Parentinho e a Marilene, minha esposa.

 É doído ter que escrever sobre esse assunto. A gente noticia, diariamente, a mortes de pessoas por Covid-19, algumas delas, próximas. Todavia, quando esse vírus leva alguém da nossa convivência, uma pessoa querida como era Jota Camargo, a dor é mais intensa. Eu, que há pouco mais de um mês perdi um irmão para essa doença.

Um dia do começo de janeiro de 1989, pouco depois de ser lançada a nova programação da Rádio Itaituba, então sob o meu comando, Camargo chegou até o meu escritório para conversar sobre um programa que gostaria de apresentar.

A ideia dele coincidiu com a minha intenção de colocar algo na mesma linha. Ali nasceu o programa que o identificou com o rei Roberto Carlos por muito tempo, O Club do Rei.

Algum tempo depois Camargo achou melhor trocar o nome para: Cantando com o Rei, que continuou o sucesso.

Outra grande marca de sua carreira profissional foi o Porteira Aberta, programa segmentado para o setor agrícola/agropecuário, que também fez muito sucesso. Sempre que se falar, Porteira Aberta, seu nome será lembrado.

O amigo de tantas jornadas, Ivan Araújo, falou sobre essa perda irreparável, lembrando que o Jota Camargo chegou no início da década 1980 a Itaituba, vindo do Maranhão, seu estado natal, onde trabalhou no Rádio.

Foi, lembra Ivan, um dos primeiros funcionários da TV Itaituba, sob o comando de Chico Caçamba, com quem trabalhou junto. Depois de Jota Parente, era o radialista há mais tempo em atividade.

Outra lembrança que Camargo deixou, lembra Ivan Araújo, foi sua disposição de engajar-se em lutar sociais, como o SOS Tapajós, do qual fez parte.

Ainda conforme o colega Ivan, mesmo sem ser agricultor, entrou para o Sindicato dos Produtores Rurais (SIPRI), do qual viria a fazer parte da diretoria algum tempo depois.

“Eu coloco essa perda na conta da falta de assistência no município por culpa do Estado. O Estado montou um hospital de campanha em Castanhal, a 80 km de Belém, enquanto aqui o município não conta com uma unidade de UTI. Eu considero isso uma falta de humanidade, uma falta de comprometimento com a saúde da população. Culpa do governo do Estado”, disse Ivan.

Dói, dói muito saber que, tanto com Jota Camargo, quanto com outras pessoas que morreram por Covid-19, poderia ter sido diferente, se o governo do Estado, em vez de se envolver em trapalhadas relacionadas ao uso do dinheiro público, fizesse as coisas direito.

Esse Hospital Regional do Tapajós já deveria estar funcionante há um bom tempo. E não adiante dizer que a obra atrasou no governo de Jatene, porque a responsabilidade agora é de Helder Barbalho, que teve um ano e meio para inaugurar. Mas, não fez o que deveria ter feito.

Quantas mortes ainda teremos que chorar, como a de Jota Camargo, até que o governo do Estado tenha sensibilidade e bote mãos à obra?

Meu contemporâneo, meu colega de profissão, meu amigo, um pouco mais novo que eu, o companheiro Jota Camargo foi mais cedo, mas, deixou sua marca, deixou sua história como um grande profissional da comunicação.

Vá em paz, meu amigo.

Jota Parente

Nenhum comentário:

Postar um comentário