sexta-feira, junho 05, 2020

Com 615 mortes por Covid-19 no total, e com rigoroso programa de isolamento, Argentina estende quarentena em Buenos Aires até 28 de junho

Pássaros voam sobre a Plaza de Mayo, deserta por causa da quarentena Foto: Agustin Marcarian / REUTERSA Argentina prorrogou até 28 de junho o isolamento social obrigatório em Buenos Aires, tanto a capital quanto a província, e em algumas outras partes do país, como forma de evitar o aumento dos casos de coronavírus. O presidente Alberto Fernández disse nesta sexta-feira que é provável que o país esteja vivendo o pico do contágio.

 A Argentina registrou 929 novas infecções nesta quinta-feira, uma das maiores contagens diárias desde o início da pandemia. O país tem 20.197 casos totais, principalmente na cidade e na província de Buenos Aires. O número total de mortes por causa do novo coronavírus é de 615.

 — Desde mais ou menos duas semanas, o número diário de contágios está em mais ou menos 900. O número cresceu muitíssimo. Pode ser que cresça um pouco mais — disse o presidente.

 A taxa de mortalidade é de 12,8 por milhão de habitantes (com uma população de 44 milhões), uma das mais baixas da América Latina, revelou o presidente ao mostrar um gráfico estatístico, aind ana noite de quinta.

 — Nossos resultados ainda são bons, mas ainda não superamos o problema — afirmou Fernández.

 A prorrogação de três semanas do bloqueio, que expiraria em 7 de junho, impactará a capital, a província de Buenos Aires e algumas outras áreas que representam a maior concentração de infecções confirmadas, disse o presidente Alberto Fernández durante uma entrevista coletiva na noite de quinta.

 A cidade de Buenos Aires e os 13 distritos que a circundam, um conglomerado de 14 milhões de habitantes, "concentram 85% dos casos", informou o governador da província de Buenos Aires, Axel Kicillof.

O resto do país passará do isolamento para uma fase de "distanciamento social obrigatório e preventivo".

 A próxima fase incluirá novas permissões, incluindo exercícios ao ar livre durante certas horas na cidade de Buenos Aires, que tem a maior concentração de casos, disseram autoridades.

A Argentina está sob isolamento obrigatório desde 20 de março, embora as autoridades já tenham relaxado as restrições em algumas áreas. O país proibiu voos comerciais até 1º de setembro, uma das medidas de restrição de viagem mais rígidas do mundo.

 Segundo o presidente Fernández, em 18 das 24 províncias do país "não há circulação comunitária" do vírus, razão pela qual as medidas nestas áreas serão cada vez mais flexíveis com muitas atividades reabilitadas. Mas continuam vetados em todo o território a concentração de multidões, os espetáculos esportivos ou musicais e qualquer tipo de aglomeração.

 O prefeito de Buenos Aires, Horacio Rodríguez Larreta, disse que entende "a angústia das pessoas" após quase 80 dias de confinamento.

 — Mas quero destacar o efeito positivo da quarentena. Se todos os casos aumentarem, teremos que voltar atrás (nas medidas de alívio do isolamento social) — observou Larreta.

Fojnte: Reuters


Nenhum comentário:

Postar um comentário