sexta-feira, junho 12, 2020

Brasil registra 843 novos óbitos e se torna o segundo país com mais mortes por Covid-19, indica consórcio de veículos de imprensa

Ativistas da ONG Rio de Paz posam ao lado de cem buracos na areia da Praia de Copacabana, simbolizando sepulturas das vítimas da Covid-19 Foto: CARL DE SOUZA/AFP/11-6-2020

RIO - Com 843 novos óbitos provocados por coronavírus, atingindo um total de 41.901 mortes, o Brasil tornou-se o segundo país com maior número de vítimas fatais provocadas pela doença, ultrapassando o Reino Unido e ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

Além disso, o Brasil registrou 24.255 novos casos esta sexta-feira. Até agora, então, a pandemia provocou 829.902 contágios no país. Este índice também é menor somente do constatado nos EUA.

Os números são do boletim das 20h desta sexta-feira do consórcio de veículos de imprensa formado por O GLOBO, Extra, G1, Folha de S. Paulo, UOL e O Estado de S. Paulo, a partir das atualizações das secretarias estaduais de Saúde.

Segundo Mike Ryan, diretor de emergências da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é agora um dos epicentros mundiais do coronavírus, principalmente nos centros urbanos. 

O sistema de saúde "ainda está suportando" a demanda por atendimento, diz ele, mas algumas unidades de terapia intensiva (UTIs) já estão sob forte pressão, com mais de 90% dos leitos ocupados.

A interiorização da doença, no entanto, preocupa pesquisadores, que acreditam que a doença segue um "efeito cascata" e pode transbordar para localidades mais isoladas. Em São Paulo, a maioria dos municípios sem casos de Covid-19 tem menos de 5 mil habitantes. (O Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário