quarta-feira, junho 24, 2020

Após denúncia de Peninha, Sespa devolverá equipamentos ao Hospital Regional do Tapajós

...

Vinte e quatro horas depois do vereador Luiz Fernando Sadeck, o "Peninha" (MDB), denunciar a retirada de equipamentos do Hospital Regional do Tapajós (HRT), para serem transportados para o Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará (HRBA), em Santarém, a diretora do 9° Centro Regional da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), Marcela Toletino, revelou, em postagem em uma rede social, que os aparelhos serão devolvidos para Itaituba. 

 Segundo Marcela, os equipamentos foram levados para Santarém, por conta da falta de previsão de inauguração do HRT. Porém, com a data da inauguração prevista para esta sexta-feira, 26 de junho, os aparelhos serão devolvidos para Itaituba. Ela explicou que entre os equipamentos levados para Santarém estão: 36 camas (leitos), 

10 respiradores e 10 monitores. De acordo com Marcela, não vai haver prejuízos aos moradores de Itaituba, por conta dos 10 monitores e dos 10 respiradores já estarem sendo encaminhados para o HRT. "Os monitores e os respiradores estarão nesta sexta-feira, no HRT, que será inaugurado. As camas eram de Santarém. 

Os respiradores e monitores foram necessários e emprestados para o HRBA de Santarém e salvaram vidas”, garantiu Marcela. DOAÇÃO DA HIDROVIAS DO BRASIL Além do transporte de equipamentos para Santarém, o vereador Peninha fiscaliza a doação de leitos da empresa Hidrovias do Brasil, ao Hospital Regional do Tapajós. 

O Instituto Hidrovias, organização de responsabilidade social criado pela Hidrovias do Brasil, realizou a doação de R$ 3,4 milhões em equipamentos hospitalares para serem utilizados no enfrentamento à pandemia do novo coronavirus (Covid-19) no município de Itaituba, no Pará. 

O acordo foi firmado no dia 03 de abril, entre a empresa e o Governo do Estado do Pará, por intermédio da Sespa. A doação será destinada para equipar o novo Hospital Regional do Tapajós, com 200 leitos hospitalares, sendo 160 camas hospitalares elétrica Prioma 500, 38 camas hospitalares elétrica Prioma 600 e 2 camas elétricas 9000x com balança, todas acompanhadas de colchão. 

 Por conta disso, o vereador Peninha questiona há vários dias onde foram colocados os referidos equipamentos. Segundo ele, o HRT está carente de vários aparelhos e leitos, impossibilitado o atendimento adequado a população de Itaituba, em plena pandemia de Covid-19. 

 Fonte: Portal Santarém
----------------------------------
Comentário do blog: Isso é coisa de governo atrapalhado, de governo que está sendo acossado por investigações que deixam uma rastro de preocupação. 

A enfermeira Marcela Tolentino quer enganar quem, quando afirma que os equipamentos foram levados para Santarém porque não havia data marcada para a inauguração, se essa data já existia bem antes disso?

Toda, ou a maior parte dos equipamentos levados foram doados pela Hidrovias. São do governo do estado, pois fazem parte do patrimônio público estadual depois de serem recebidos e cadastrados, porém, se o bom senso tivesse sido usado, eles não teriam saído de Itaituba.

Jota Parente

Nenhum comentário:

Postar um comentário