quinta-feira, junho 04, 2020

Amazonas, Rio de Janeiro e São Paulo terão massacre e deveriam adotar o lockdown, diz cientista sobre relaxar distanciamento

Foto: Divulgação

Manaus/AM - Cientistas de universidades em São Paulo apontam que as cidades brasileiras que nesta semana reduziram o distanciamento social podem ter aumento de até 150% no número de mortes e infectados por coronavírus em dez dias.

De acordo com a análise feita pelo grupo, a curva de crescimento do Brasil é a que mais acelera no mundo e é a única que continua a manter a tendência após 50 
dias do surgimento de casos. "Isso esgotará os leitos disponíveis e levará ao caos. 

O único distanciamento que vemos neste momento é aquele entre o que falam governadores e prefeitos e o que dizem os comitês científicos que os assessoram. 

O relaxamento social só tem motivação política. Não existe ciência nisso. Os estados do Amazonas, Rio de Janeiro e São Paulo terão um massacre", diz Domingo Alves, especialista em modelagem computacional.  

"Não estamos falando do que vai ocorrer dentro de um ou dois meses, mas de uma semana a dez dias. Até agora, temos acertado nossas projeções e, por isso, estamos tão preocupados. É nosso dever alertar a população de que ela foi liberada para ir ao abatedouro" completou o especialista.

Ainda de acordo com Alves, o relaxamento que vem sendo adotado no Brasil não tem “qualquer base científica” e cidades como Manaus, Belém, Rio e São Paulo deveriam adotar ao lockdown ao invés de afrouxar restrições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário