sábado, maio 16, 2020

Prefeito Nélio e Comitê de crise decidem decretar Lockdown em Santarém


O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, em reunião neste sábado pela manhã com o Comitê de Gestão de Crise, decidiu decretar o Lockdown em Santarém. Na última terça feira (12), uma reunião do Comitê de Crise havia decidido pela não decretação do Lockdown em Santarém.

A decisão pelo isolamento total se deve ao agravamento da
situação em Santarém. Hoje cedo, O prefeito de Santarém disse está preocupado com a rápida evolução do número de casos de Covid-19 no município. Em um áudio gravado pelo gestor ele comentou sobre a preocupação da prefeitura em relação ao Hospital de campanha e Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) que, segundo
ele, já estão no limite de ocupação de pacientes.

Lockdown é a versão mais rígida do distanciamento social e quando a
recomendação se torna obrigatória. É uma imposição do Estado que significa
bloqueio total. No cenário pandêmico, essa medida é a mais rigorosa a ser
tomada e serve para desacelerar a propagação do novo 
Coronavírus, visto que, as medidas de isolamento social e de quarentena não foram suficientes e os casos aumentam diariamente.(dasa.com)

A Defensoria Pública do Pará já havia recomendado a decretação do Lockdown em Santarém. A recomendação foi feita na última quinta feira (7) e teve como base estudos da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) sobre a evolução da doença no município.

No áudio, pela manhã, Nélio Aguiar também comentou sobre
a quantidade disponível de aparelhos nos hospitais.

“Estamos no limite também do uso de aparelho de ventiladores, já sabemos que algumas providencias já foram tomadas na aquisição desses aparelhos, tanto para o hospital de campanha quanto para o Hospital Regional mas, devido as dificuldades de entrega, ninguém tem entrega imediata, é difícil, então deve demorar aí mais uns 10 a 15 dias pra poder ampliar essa estrutura aqui de Santarém”.

“A situação é difícil, colapsou, não temos outra saída”, afirmou
uma fonte ao blog.

O lockdown será decretado a partir de segunda feira (18). Falta apenas definir o período de vigência.

Fonte: RD Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário