quarta-feira, maio 06, 2020

Peninha pede que Justiça do Trabalho em Itaituba dê informações sobre reclamações trabalhistas contra Itacimpasa


O vereador Peninha (MDB), teve requerimento aprovado na sessão ordinária de hoje, da Câmara Municipal, no qual trata do problema dos ex-servidores da Itacimpasa, cujas causas trabalhistas arrastam-se há bastante tempo sem que a Justiça do Trabalho resolva.

      Peninha cita no requerimento, que Faz meses que tramitam na Vara Trabalhista de Itaituba, centenas de processos de reclamações trabalhistas de colaboradores da fábrica de cimento da antiga CAIMA, depois Itacimpasa, que cobram seus salários da empresa. 

“Esta Casa, através dos vereadores, já tentou vários meios para que a empresa resolva a questão salarial destes colaboradores, pois tem gente que há anos não recebe um centavo, todos os colaboradores foram demitidos, a fábrica foi fechada e até agora o grupo responsável pela não deu nenhuma informação sobre quando vai quitar ou começar a quitar seus débitos. 

Atualmente, continuou o vereador, há na fábrica pouquíssimas pessoas fazendo a manutenção das máquinas. Temos conhecimento que a Justiça do Trabalho leiloou imóveis da empresa e o dinheiro já foi depositado na conta judicial, porém, até hoje nenhum colaborador foi pago. Neste sentido, no nosso requerimento apresentado, solicitamos da Justiça do Trabalho em Itaituba, informações sobre a situação desses processos de reclamações trabalhistas, pois no momento tão difícil que passamos, é inadmissível que, havendo recurso em conta judicial, os colaboradores não recebam o que têm direito. 

Pedimos ao juiz trabalhista de Itaituba, que dê alguma informação a este Poder Legislativo sobre o pagamento, para que possamos informar as mais de 300 famílias que estão nessa situação”. 

Finalizou Peninha, dizendo: “Ressalto que é difícil a situação dessa fábrica, e não acredito que irá reabrir, pois os débitos são absurdos. Entre eles, deve somente de ICMS até o ano de  2019 para o Estado, mais de R$ 40 milhões, sendo a primeira empresa de uma lista de 16 empresas devedoras da região Oeste do Pará. Ocupa o 7º lugar da lista de inscritos na Dívida Ativa da União, com débito de R$ 123 milhões”. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário