segunda-feira, maio 11, 2020

Pará tem 20 médicos mortos e quase 200 profissionais de enfermagem afastados por covid-19

Pará tem 20 médicos mortos e quase 200 profissionais de enfermagem afastados por covid-19

O Pará tem, segundo o Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa), 20 óbitos de médicos registrados até hoje, 11. Além disso, há o registro de 182 casos e três mortes de profissionais de enfermagem afastados por covid-19. Os números no Estado crescem de maneira exorbitante a cada dia.

Os profissionais que atuam na linha de frente no combate à covid-19 relatam, diariamente, jornadas desgastantes e a falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados para a atuação com segurança.

O Comitê Gestor de Crise do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) divulgou na última quarta-feira, 6, dados, através do site “Observatório da Enfermagem”, que mostram que a pandemia do coronavírus já afastou mais de 12 mil profissionais de enfermagem e há 98 óbitos registrados relacionados à doença no Brasil.

Até o dia 28 de abril, 42% dos doentes de covid-19 nos registros oficiais eram profissionais da saúde, segundo o Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa). No Pará já morreram 20 médicos vítimas da doença.

Dados do Cofen mostram que foram registradas três mortes e 182 casos de covid-19 no Estado do Pará. Cerca de 34,62% dos casos estão confirmados por exame e 62,64% está sob suspeita e de quarentena.

Em nota técnica divulgada, o Ministério da Saúde estimou que a quantidade de profissionais de saúde, de segurança pública e de familiares desses profissionais com possibilidade de infecção pelo novo coronavírus ultrapassa a marca de 2 milhões. O grupo, de acordo com o Ministério da Saúde, deve ser submetido a testes rápidos para a detecção do vírus.

No documento oficial, o MS considera que 15% dos profissionais de saúde, de segurança pública e seus familiares têm possibilidade de desenvolver a Covid-19. Estes 15% equivalem a 2.028.138 pessoas.

Casos do novo coronavírus

No Brasil, há 157 mil casos confirmados e 10.741 mortes no país. O número de casos registrados no mundo já passa de 4 milhões e 280 mil mortes.

Fonte: Portal Roma News

Nenhum comentário:

Postar um comentário