quinta-feira, maio 07, 2020

Mulher de 32 anos foi transferida de helicóptero para Santarém em estado grave e suspeita de Convid-19







                   Pela primeira vez desde que foi disponibilizado o serviço aeromóvel através de um helicóptero disponibilizado pelo governo do Estado para transferência de pacientes com coronavírus em estado grave, veio a Itaituba para transportar uma mulher de 32 anos para o hospital de campanha, em Santarém. O voo tem a direção de uma hora e dez minutos.

          A comerciante que vive em Crepurizinho chegou a Itaituba na segunda-feira, vinda em um táxi aéreo com mais três pessoas, pousando em uma pista particular perto da cidade.

          O secretário de saúde, Adriano Coutinho, disse que assim que foi informado da chegada, movimento a equipe da SEMSA para receber a paciente no aeroporto, levando-a imediatamente para o Hospital Municipal onde os médicos providenciaram o seu isolamento.

          Foi feito um exame de imagem, uma tomografia, que mostrou um comprometimento de cerca de 50% do pulmão, muito sugestivo de Covid-19, disse ele.

          A paciente não entra ainda nas estatísticas de casos confirmados porque o resultado do exame dela ainda não chegou. Porém, o caso é tratado pela SEMSA como Covid-19 porque todos os sintomas são da doença.

          Há dois dias a comerciante teve um piora repentina de seu estado de saúde. Depois disso os médicos entenderam que ela precisava de atendimento onde houvesse mais recursos. O Hospital Regional do Baixo Amazonas abriu uma vaga, tem um leito disponível e por isso ela foi encaminhada.

          Quanto ao piloto e aos outros passageiros, que sumiram, o secretário de saúde disse que no primeiro momento foi preciso dar toda atenção para a paciente, mas, que a prefeitura está cuidando do caso, porque, disse Adriano, o mínimo que se pode dizer desse piloto e dos outros ocupantes do avião é que são irresponsáveis, porque podem estar transmitindo o coronavírus por onde passarem.

É de extrema importância que essas pessoas procurem a Secretaria de Saúde para serem acompanhadas, porque elas estão praticando um crime contra a saúde pública, que passível de punição.

Disse o secretário, que Itaituba continua com onze casos confirmados, mas, dez casos em análise, um óbito confirmado. Para amanhã está prevista a divulgação de mais 23 exames, o que pode fazer aumentar o número de infectados por covid-19.

Por fim, Adriano Coutinho voltou a pedir que as pessoas obedeçam ao pedido de isolamento social, só saindo de casa quando estritamente necessário. De outra maneira, os casos vão continuar aumentando.

         Fonte: Focalizando (TV Tapajoara)

         


Nenhum comentário:

Postar um comentário