domingo, maio 24, 2020

Foi preciso a pandemia, para melhorar o sistema de saúde



Antes do coronavírus, era esquisito ver uma pessoa andar com máscara nas ruas e, impensável alguém aparecer na televisão usando máscara, mas agora, o estranho é ver alguém na rua ou na televisão sem a máscara.

Essas não são as únicas novidades impostas pelo coronavírus, os cuidados com a higiene pessoal também passaram a ser tratadas como uma exigência de saúde pública.  Em meio a essas mudanças de comportamento na sociedade, ocorre ainda o embate político sobre fechar ou liberar a mobilidade das pessoas durante a pandemia.

 isso colocou em lados opostos, governadores e presidente. Em Santarém, o prefeito Nélio Aguiar, na tentativa de conter o avanço do vírus decretou o chamado lockdown, e ao tomar esse medida, Nélio Aguiar se alinha à política do governador Helder Barbalho no combate ao coronavírus.

Já o prefeito Valmir Clímaco preferiu seguir a política inversa ao lockdown e isso criou um certo desconforto político entre Valmir e Helder Barbalho. O prefeito de Itaituba chegou a ser elogiado pelo presidente Jair Bolsonaro, após um vídeo circular nas redes sociais mostrando o movimento nas ruas de Itaituba, mas, com o aumento do número de casos positivos de coronavírus, ele foi obrigado pela justiça a adotar medidas mais restritivas no horário de funcionamento do comercio e até na mobilidade das pessoas.

 Por enquanto, o lockdown foi descartado, com a justificativa que o sistema de saúde do município ainda tem uma margem segura para atender os possíveis pacientes  de covid-19.  

 Essa dicotomia do fechar tudo ou libera geral acaba criando dúvida na cabeça das pessoas a respeito da necessidade do isolamento social, e a maioria da população resiste em obedecer, mas polêmicas à parte, quando essa pandemia passar, felizmente ficarão coisas positivas para a população, e uma delas é o fortalecimento do sistema público de saúde.

Como exemplo, temos a inauguração da UPA e o Hospital Regional do Tapajós, que segundo o governador, finalmente vai abrir as portas para atender a população. E isso traz um pouco mais de tranquilidade para quem precisa de atendimento de média e alta complexidade. O lamentável é que foi preciso surgir essa pandemia para a saúde receber a atenção devida das nossas autoridades.

Jornalista Weliton Lima

Focalizando (TV Tapajoara – sbt)

Nenhum comentário:

Postar um comentário