sexta-feira, maio 01, 2020

Ex-governador do Pará Aurélio do Carmo morre aos 98 anos

Aurélio do Carmo, ex-governador do Pará, morreu aos 98 anos. O ex-governador do Pará, Aurélio Correia do Carmo, morreu aos 98 anos.

A notícia do falecimento foi divulgada nesta sexta-feira (1), pelo jornalista do Diário do Pará e da RBTV, Mauro Bonna.

O governador Hélder Barbalho decretou luto oficial no Pará, por três dias, a contar a partir de hoje (1º de maio).

O Governo do Estado destacou ainda, "a significativa contribuição desse homem público, cuja carreira foi pautada pela determinação e pelo compromisso no exercício dos cargos que ocupou como Governador, Desembargador, conceituado Advogado Brasileiro, dentre outros".

BIOGRAFIA

Aurélio do Carmo nasceu em Be­lém no dia 31 de janeiro de 1922, filho de Aurélio Ximenes Costa do Carmo e Josefina Correa do Carmo. Ele se formou em Direito, em 1944, pela Universidade do Pará. Paralelamente a seus estudos, trabalhou como escriturário no Tribunal de Justiça do Estado.

ImagemApós a queda do Estado Novo em outubro de 1945, filiou-se ao Partido Social Democrá­tico (PSD) de seu estado.  Entre 1945 e 1956 desempenhou as funções de promotor público da comarca de Castanhal (PA), depois da capital; assistente judiciário cível; chefe da assistência judiciária; secretário do Ministério Público; delegado de polícia de Belém e corregedor do Departamento de Segurança Pública.

Foi chefe de polícia do Pará no governo constitucional do ex-interventor Joaquim de Magalhães Barata. Em outubro de 1960, lançou sua candidatura ao Executivo estadual, sendo eleito por maioria absoluta, tomando posse em 31 de janeiro de 1961.

Em 1964, após ter seu mandato cassado na Ditadura Militar e seus direitos políticos suspensos por 10 anos, exerceu a advocacia e foi nomeado desembargador do Tribunal de Justiça do Estado, em janeiro de 1972, ocupando o cargo até atingir a aposentadoria compulsória em 25 de outubro de 1985.

Depois de aposentado, continuou exercendo a advocacia em seu escritório particular. Aurélio também foi professor de direito penal na Faculdade de Direito do Estado do Pará; secretário de Estado de Interior e Justiça e procurador da Fazenda Nacional. (DOL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário