terça-feira, maio 26, 2020

Ex-diretor do Detran em Santarém é condenado a 5 anos de prisão pela Justiça

Em sentença proferida na terça-feira (25/05/2020) pelo Juiz Titular da 1ª Vara Criminal de Santarém, no oeste do Pará, Dr. Alexandre Rizzi, condenou o ex-diretor do Detran, Claudiomar de Oliveira Furtado, a 5 anos de prisão, além de multa.

Claudiomar Furtado chegou a ser preso durante a deflagração da Operação “Bincagem Fantasma” em 2018, acusado de crime de peculato. Outro ex-servidor do Detran, Márcio Roberto dos Santos Pimentel, também foi condenado a 3 anos de prisão, além de multa. Segundo informações, ainda cabe recurso e tanto Claudiomar Furtado quanto Márcio Pimentel podem recorrer da sentença em liberdade.

O juiz Alexandre Rizzi decidiu pela absolvição de Nilton Jorge Imbiriba, Francisco Carlos Jarbas da Silva e Benedito Silva Lima, que estavam no processo.

FIQUE POR DENTRO

A Operação “Brincagem Fantasma” foi deflagrada em junho de 2018 e teve como alvo servidores, ex-servidores do Detran, e despachantes que estariam vendendo CHN. A denúncia sobre o esquema criminoso foi feita pelo próprio Detran, no ano de 2015, quando as investigações foram iniciadas pela Polícia Civil. No total, foram expedidos pela Justiça para cumprimento pela Polícia Civil na operação, 35 mandados judiciais, sendo 18 mandados de busca e apreensão, e 17 mandados de prisão preventiva.

Em dezembro de 2019, o juiz Alexandre Rizzi, já havia condenado duas pessoas que estavam envolvidas no esquema de corrupção dentro do Detran: Marcelo Melo Porto ( 2 anos e 8 meses de prisão) e Miguel Ângelo Pereira Costa (2 anos de prisão), ambos apenas pelo crime de corrupção passiva, sendo que as duas penas foram substituídas por prestação de serviço comunitário e restrição de finais de semana. Também, nessa ocasião, 7 pessoas foram absolvidas. Com informações de Jeso Carneiro.

Fonte: Portal Santarém

Nenhum comentário:

Postar um comentário